
Segundo o insigne codificador da Novel Doutrina dos Espíritos, em Obras Póstumas — Primeira Parte — publicou com o título “As Aristocracias” e dentre elas citamos a aristocracia intelecto-moral que assim destacou “A inteligência nem sempre constitui penhor de moralidade e o homem mais inteligente pode fazer péssimo uso de suas faculdades.
Doutro lado, a moralidade, isolada, pode, muita vez, ser incapaz. (...) Será essa a última aristocracia, a que se apresentará como consequência, ou, antes, como sinal do advento do reinado do Bem na Terra. Ela se erguerá muito naturalmente pela força mesma das coisas. Quando os homens de tal categoria forem bastante numerosos para formarem uma maioria imponente, a massa lhe confiará seus interesses.”
A Doutrina Espírita se nos apresenta como uma oportunidade maravilhosa para as grandes transformações da Humanidade tendo como base a fraternidade universal como uma espécie de uma "nova ordem social", mas que precisa ser fortalecida pela fé raciocinada para que a espécie humana se torne cada vez mais uma sociedade fraterna e inquebrantável.
As grandes transformações se apresentam em todos os quadrantes do Universo. As trombetas ecoam por todos os lados anunciando um novo tempo para a Humanidade.
Sejamos fraternos procurando menos defeitos nos outros e adquirindo mais virtudes. Somente assim poderemos marchar "ombro a ombro, lado a lado" a fim de conquistarmos para nossos filhos e netos um mundo admirável de homens dignos e honestos onde não mais a corrupção se fará presente.
Muita Paz!