pteneofrdeites
Artigo do Jornal: Jornal Janeiro 2022

Sobre o autor

Leonardo Vizeu

Leonardo Vizeu

Compartilhar -

A máxima que resume a doutrina dos Espíritos, conforme nos ensina o codificador de Lyon é “Fora da caridade não há salvação”.

Todavia, partindo para uma indagação mais profunda, sobre a máxima do Espiritismo, enquanto filosofia de caráter científico e religioso, onde reside a virtude na caridade?

Para refletir sobre essa indagação, sem a pretensão de obter ou chegar a uma resposta, temos que analisar a questão dentro dos princípios teleológicos das ciências sociais aplicadas e das ciências teológicas. Como ponto de partida, vamos nos socorrer da questão a seguir de O Livro dos Espíritos: “76. Que definição se pode dar dos Espíritos? Pode dizer-se que os Espíritos são os seres inteligentes da criação. Povoam o Universo, fora do mundo material”¹.

Assim, na qualidade de seres inteligentes da criação, concebidos por Deus à sua imagem para o amor e semelhança para o bem, os Espíritos são dotados de razão e livre-arbítrio, que lhes permitem tomar suas próprias decisões e arcar com a responsabilidade pelas suas consequências. Esta afirmação é corroborada pelo Espírito de Verdade na questão a seguir de O Livro dos Espíritos: “121. Por que alguns Espíritos seguiram o caminho do bem e outros o do mal? Não têm eles o livre-arbítrio? Deus não os criou maus; criou-os simples e ignorantes, isto é, tendo tanta aptidão para o bem quanta para o mal. Os que são maus, assim se tornaram por vontade própria”¹.

Assim, toda sorte de acontecimentos que nos cercam são fruto da liberdade de escolha que Deus nos outorga e respeita. Aí reside o mérito da evolução, no sacrifício pessoal que, livremente, escolhemos fazer. Muitos esperam que a intervenção divina se opere de forma miraculosa, tal qual nos relatos bíblicos, quando Deus abriu o Mar Vermelho². Todavia, o verdadeiro milagre não se dá por meio de espetáculos e apresentações para grandes multidões. O milagre da divindade se opera de forma anônima e íntima.

Está gostando deste artigo? Deseja ler mais?

Por favor faça o login abaixo

Compartilhar
Topo
Ainda não tem conta? Cadastre-se AGORA!

Entre na sua conta