Uma rádio que leva a fraternidade!
Sexta-feira, 21 de novembro de 1986. Precisamente às 21h, entrava no ar, pela Rádio Rio de Janeiro, o programa Esperanto, 100 anos de amor. Givanildo Costa, então presidente da Associação Esperantista do Rio de Janeiro e dirigente do Setor de Esperanto da antiga União das Sociedades Espíritas do Estado do Rio de Janeiro (USEERJ), começava a escrever uma das mais belas páginas da radiofonia esperantista em todo o mundo.
Como conseqüência natural do sucesso do programa, foi criado o Departamento de Esperanto da Rádio Rio de Janeiro. Sob seus auspícios realizavam-se cursos do idioma neutro na sede da emissora. Conquanto as aulas não fossem ao ar, era considerável a freqüência de alunos.
Em 1999 o programa passou a chamar-se Esperanto, a Língua da Fraternidade. Além de novo nome, a atração ganhou 55 minutos de duração, sendo apresentada, ao vivo, todas as terças-feiras, às 15h.
Em 2002, o programa atingiu a marca de quarto lugar no IBOPE, rivalizando com as grandes emissoras de AM da região metropolitana do Rio de Janeiro. O feito consolidaou a posição da Rádio Rio de Janeiro de maior emissora particular do mundo a apoiar efetivamente o esperanto.
Ao longo desses 20 anos, o Departamento de Esperanto da Rádio Rio de Janeiro passou por diversas fases e lutou contra muitas adversidades. Atualmente, encontra-se em fase de expansão. Seu objetivo é tornar-se um pólo de divulgação e integração cada vez mais dinâmico do Movimento Esperantista mundial.
Departamento de Esperanto da Rádio Rio de Janeiro:
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.