Faleceu no dia cinco de outubro, o esperantista José Siquara da Rocha, de 105 anos. Nascido em Belmonte, no sul da Bahia, a 19 de março de 1915, Siquara da Rocha era médico.
Também foi escritor e membro do Grupo de Ação Cultural da Bahia e da seção estadual da União Brasileira de Trovadores. Seu último livro é intitulado Dankon, mia Amo (Obrigado, meu amor).
Teve destacada atuação nos movimentos espírita e esperantista. Exerceu diversos cargos na Associação Baiana de Esperanto, instituição para a qual doou o imóvel onde foi instalada a nova sede.
A notícia da desencarnação de José Siquara da Rocha repercutiu em todo o mundo. Possivelmente era o esperantista mais idoso do planeta e último contemporâneo do criador do idioma, Lázaro Luís Zamenhof.
Parlamento lituano concede medalha a esperantista ilustre
O esperantista lituano Povilas Jegorovas recebeu uma medalha pelo parlamento de seu país. A honraria foi concedida em razão do trabalho que Jegorovas realiza há décadas em favor do esperanto.
A solenidade de premiação deveria acontecer em 27 de março. Em virtude da pandemia de Covid-19, foi realizada no dia cinco deste mês, com restrição à participação de cem convidados.
Povilas Jegorovas é um político conhecido na Lituânia, tendo exercido inclusive o cargo de ministro. Há cerca de 20 anos esteve no Brasil, quando foi entrevistado pelo comunicador Givanildo Costa, da Rádio Rio de Janeiro.
Esperantista sueco premiado por sua obra
O professor e músico sueco Bertilo Wennergren foi o premiado do ano pela Fundação Antoni Grabowski. A honraria deve-se ao trabalho realizado por Wennergren, ao longo de décadas, no estudo da gramática do esperanto. Entre suas principais realizações estão o Manual Completo da Gramática do Esperanto e o site Tekstaro Ponto Com. O laureado recebeu a quantia de 800 dólares, o correspondente a pouco mais de 4500 reais.
Principal gramática de esperanto chega às lojas em nova edição
Foi lançada mais uma edição do Manual Completo da Gramática do Esperanto, mais conhecido mundialmente como “Pomego”. A obra, de autoria do sueco Bertilo Wennergren, vem a público sob os auspícios da editora “Edukado ĉe interreto”. Seu prestígio é tão grande, que assumiu caráter normativo com o passar dos anos. Até o próximo dia cinco, será possível encomendar pelo preço promocional de 28 euros. Depois, o valor será 38 euros, mais custos de remessa. Durante o mês de outubro, os compradores também vão receber gratuitamente a edição em PDF do livro. Informações e encomendas pelo site www.ikso.net.
Associação Paulista de Esperanto reativa canal no YouTube
A Associação Paulista de Esperanto reativou seu canal no YouTube. O espaço, chamado Viva Gazeto, contém filmetes e apresentações de palestras realizadas na sede da entidade. O destaque do mês é a mais nova edição da série Lingva Provoko (Provocação Linguística). O endereço é www.youtube.comVivagazeto.
Novo álbum em esperanto
Aconteceu em 10 de outubro o lançamento mundial do novo álbum do grupo La Perdita Generacio. O disco foi gravado ao vivo, durante o show da banda realizado por ocasião do Congresso Norte-americano de Esperanto de 2018, em Seattle. O trabalho, disponível em plataformas digitais, foi uma coprodução da gravadora Vinilkosmo, do próprio conjunto e da liga Esperanto-USA.
Esperanto segue firme nas ondas curtas
A Rádio Internacional da China continua firme nas transmissões de programas em esperanto pelas ondas curtas. São, ao todo, cinco emissões diárias, cada qual em duas frequências diferentes. Dependendo da época do ano e das condições de propagação ionosférica, quase todas são facilmente captadas no Brasil. As irradiações para o continente sul-americano acontecem às 19h, no horário de Brasília, em 7300 e 9880 kHz.
Vídeos em esperanto ajudam no combate ao suicídio
O GDEI (Grupo de Divulgação Espírita através da Imagem) vem lançando, nas redes sociais, vídeos de temática espírita, em português e em esperanto, em auxílio à campanha permanente de combate à ideia de suicídio. São entrevistas e depoimentos, entremeados por esclarecimentos doutrinários. O objetivo é conscientizar o público sobre a gravidade do tema. Os filmes em esperanto têm chegado a vários países, recebendo elogios principalmente no Japão, onde a questão esbarra em fatores culturais. O GDEI é dirigido por Nelson Andrade e Givanildo Costa. Os vídeos podem ser vistos no YouTube e no Facebook.
Um giro pelo movimento esperantista:
A Federação Espírita Brasileira mantém no Facebook uma página em esperanto com divulgação de notícias, mensagens e eventos ligados ao espiritismo.
A Organização Mundial da Juventude Esperantista anunciou a escolha de cinco novos Comissários B para o biênio 2020-2022.
Faleceu no dia dois de outubro o esperantista húngaro Eugène de Zilah.
A Rádio Rio de Janeiro apresenta aos domingos, às 6h45, o programa Curso de Esperanto pelo Rádio.
Desencarnou no dia oito de setembro o esperantista croata Zlatko Tišljar.
A Rádio Rio de Janeiro transmite aos domingos, às 19h15, o programa Espiritismo, Evangelho, Esperanto, produzido e apresentado por Elmir dos Santos Lima.
A editora Mondial, de Nova York, publicou mais uma edição do Beletra Almanako.
A revista Cultura Espírita, publicada pelo Instituto de Cultura Espírita do Brasil, apresenta, a cada mês, uma página em esperanto.