Faleceu em Paris, no dia nove de outubro, o engenheiro Ludwik Krzysztof Zaleski-Zamenhof, de 95 anos. O sepultamento aconteceu no dia seguinte, em cerimônia reservada à família. Não foi divulgada a causa-mortis.
Ludwik Krzysztof Zaleski-Zamenhof nasceu em Varsóvia, em 23 de janeiro de 1925. Era filho de Adão e Wanda Zamenhof. Seu avô paterno era Lázaro Luís Zamenhof, o criador do Esperanto. Ele e a mãe foram os únicos membros da família a sobreviver à Segunda Guerra Mundial.
Engajou-se no movimento esperantista ainda criança. Participou dos congressos universais do idioma de 1934 a 2015, quando passou o bastão para filha, Margaret Zamenhof.
Como engenheiro, esteve envolvido na construção de Brasília. Em abril de 2000, esteve em visita ao Rio de Janeiro e a Niterói. Sua história é contada no livro A Rua Zamenhof, do jornalista polaco Roman Dobrzyński.
Futuro do esperanto em debate no Rio de Janeiro
Está marcado para o dia primeiro de dezembro o 26º Encontro Espírita Esperantista do Estado do Rio de Janeiro. As atividades vão acontecer das 8h às 17h, no Centro Espírita João Batista, no Meier. O tema será “Esperanto, espiritismo e juventude - bases para o futuro”. A programação terá oficinas, debates e apresentações de música e teatro. A organização é de responsabilidade do 15º Conselho Espírita de Unificação e do Serviço de Esperanto do CEERJ.
Universidades firmam parceria para o ensino do esperanto
As universidades de Poznan, na Polônia, e de Zaozhuang, na China, vão trabalhar em conjunto no estudo e no ensino do esperanto. Contrato de parceira foi firmado no dia 28 de julho entre as instituições. O projeto prevê que alunos chineses, após a graduação, façam mestrado em Esperantologia, na instituição polaca.
Estudos espiritas em esperanto no CEERJ
O Conselho Espirita do Estado do Rio de Janeiro (CEERJ) promove o estudo da Doutrina dos Espíritos em esperanto. As reuniões acontecem todos os sábados, a partir das 9h. A cada encontro leem-se trechos de O Evangelho segundo o Espiritismo e O Livro dos Espíritos, ambos de Allan Kardec, bem como de uma obra mediúnica psicografada por Chico Xavier. O CEERJ está situado na Rua dos Inválidos, 182 – no Centro do Rio de Janeiro. Telefone: (21) 2224-1244.
Divulgação do esperanto no meio universitário chinês
A Língua Internacional Neutra vem sendo divulgada nas universidades do nordeste chinês. A Associação Esperantista de Liaoning organizou o seminário Falando da China em Esperanto. O evento aconteceu na Universidade de Shenyang, em primeiro de agosto. A professora Jiao Xiyang palestrou. Em seguida, aconteceu uma apresentação de tai chi chuan, com a descrição dos movimentos no idioma auxiliar. Dezenas de alunos assistiram. A atividade fez parte do projeto “O Esperanto nas escolas”, promovido pela Liga Chinesa de Esperanto.
Festival linguístico atrai multidão na Eslováquia
Cerca de duas mil e quinhentas pessoas participaram do LingvaFest. O evento aconteceu nos dias 26 e 27 de setembro, em Bratislava, na Eslováquia. Ao todo, aconteceram 107 oficinas, cursos e palestras, apresentados por 30 expositores. O festival linguístico foi organizado por esperantistas, com o apoio da entidade E@I (Edukado che Interreto), da Faculdade de Economia de Bratislava e da Federação Eslovaca de Esperanto. A edição deste ano foi dedicada às línguas indígenas. De acordo com os organizadores, o objetivo foi apresentar a riqueza da diversidade de línguas e culturas do mundo, com foco na preservação e no ensino de idiomas.
Um giro pelo movimento esperantista:
Entre os dias 25 de julho e primeiro de agosto de 2020, acontecerá o Congresso Internacional de Esperanto e Educação.
Começou no dia três de outubro o Curso Básico de Esperanto, no Grupo Espírita Caminho da Luz, em Itaipuaçu (Maricá).
No dia 19 de novembro, acontecerá em Recife o 9º Simpósio Pernambucano de Esperanto.
De 12 a 14 de outubro, aconteceu em Saitama, o 106º Congresso Japonês de Esperanto.
Entre os dias onze e treze de outubro ocorreu em Kořenov, a Conferência da Associação Ferroviária de Esperanto da República Checa.
O Sétimo Congresso Africano de Esperanto está marcado para acontecer entre 21 e 27 de dezembro em Bujumbura, no Burundi.