pteneofrdeites
Artigo do Jornal: Jornal Agosto 2019

Sobre o autor

Fabiano Henrique

Fabiano Henrique

Compartilhar -

Belfast, capital da Irlanda do Norte, vai receber o Congresso Universal de Esperanto de 2021. A decisão foi anunciada no dia 15 de junho pela diretoria da Associação Universal de Esperanto (UEA), em Roterdã, na Holanda. Representantes da entidade negociaram diretamente com as autoridades locais, a fim de viabilizar as condições para a realização do evento. De acordo com a nota publicada pela UEA, o movimento irlandês é pequeno e não dispõe de recursos financeiros e humanos, embora esteja empolgado com a novidade.

 

Próximo Congresso Brasileiro de Esperanto será no interior de São Paulo.

 

A cidade paulista de Ribeirão Preto será a sede do próximo Congresso Brasileiro de Esperanto. Simultaneamente, acontecerá o Congresso Brasileiro da Juventude Esperantista. Os dois eventos estão marcados para ocorrer entre 11 e 14 de junho de 2020. Até o momento, mais de 40 pessoas já se inscreveram.

 

Poloneses buscam parceiros para divulgar o esperanto em festival de rock

 

Esperantistas da Polônia estão em busca de patrocinadores para a organização de um estande no festival Poland Rock. O evento vai acontecer entre os dias primeiro e três de agosto, em Kostrzyn nad Odr¹. São necessários dois mil euros para a montagem de uma tenda com mobiliário, em um local de grande afluxo de pessoas. A Associação Universal de Esperanto e o Centro de Educação Intercultural de Nowy S¹cz doaram ao todo 1160 euros, o correspondente a cerca de 5080 reais.

 

Trabalhador esperantista retorna ao Plano Espiritual

 

Faleceu em São Paulo, no dia primeiro de maio, o esperantista José Martins Coelho. Ele entrou para o movimento em 1949, sendo fundador do Esperanta Klubo Zamenhof, de São Miguel Paulista. Em 1981, ingressou na Associação Paulista de Esperanto, da qual recebeu o título de Membro Honorário por relevantes serviços prestados à causa, ao longo de quase três décadas.

 

Estudo da Doutrina Espírita em esperanto no Rio

 

Acontecem, aos sábados, reuniões para o estudo do Espiritismo em esperanto. As atividades são realizadas nas dependências do Conselho Espirita do Estado do Rio de Janeiro (CEERJ), a partir das 9h. As discussões têm como referência “O Evangelho segundo o Espiritismo” e “O Livro dos Espíritos”, ambos de Allan Kardec, além de uma obra mediúnica psicografada por Chico Xavier. O CEERJ está localizado na Rua dos Inválidos, 182 – no Centro do Rio de Janeiro. Detalhes pelo telefone (21) 2224-1244.

 

Campeonato internacional de natação reúne esperantistas naturistas em Paris

 

A Organização Internacional Naturista Esperantista vai realizar uma competição de natação. O evento está marcado para o dia 19 de outubro, em Paris. Haverá provas de todas as modalidades de nado. A entidade declarou que atividades ocorrem sempre num clima de amizade e respeito, de modo a divulgar o naturismo entre os esperantistas e o valor do esperanto entre a comunidade naturista mundial.

 

Nova edição de coletânea dos principais escritores esperantistas contemporâneos

 

Foi publicada na Rússia a quarta edição do livro “Baza Literatura Krestomatio”. Trata-se de uma coletânea de textos de diversas partes do mundo, com a finalidade de mostrar um panorama da produção literária contemporânea do movimento esperantista. São ao todo 134 obras em prosa e poesia, produzidas por 59 autores. O material foi compilado pela comissão internacional formada por Vilmos Benczik, István Ertl, Aleksander Korzhenkov e Russ Williams.

 

Um giro pelo movimento esperantista:

 

  • O próximo Congresso de Esperanto da Ásia e da Oceania vai acontecer em 2022, em Pusan, na Coreia do Sul.
  • A Associação Mundial Esperantista Vegetariana (TEVA) publicou mais uma edição da revista “Esperantista Vegetarano”.
  • Entre os dias 20 e 27 deste mês, acontece em Lahti, no sul da Finlândia, o 104º Congresso Universal de Esperanto.
  • A Rádio Rio de Janeiro (AM 1400 kHz) apresenta aos domingos, às 19h15, o programa Espiritismo-Evangelho-Esperanto, produzido e apresentado por Elmir dos Santos Lima.
  • A Legião da Boa Vontade (LBV) publicou em esperanto o artigo "Kiel senrespondecaj sintenoj kauzas materiajn kaj spiritajn rezultojn” (Como atitudes irresponsáveis trazem consequências materiais e espirituais), assinado por Nathan Rodrigues.
  • O jornal O Sol Nascente publica, mensalmente, a coluna O Esperanto em Marcha.
Compartilhar
Topo
Ainda não tem conta? Cadastre-se AGORA!

Entre na sua conta

Cron Job Iniciado