pteneofrdeites
Artigo do Jornal: Jornal Abril 2019

Sobre o autor

Fabiano Henrique

Fabiano Henrique

Compartilhar -

A ópera “Os sofrimentos do príncipe Sternenhoch”, com música originalmente escrita em esperanto, ganhou o prêmio na categoria musical dos críticos de teatro da República Checa. A notícia foi divulgada ontem pelo site Ret-Info. Concorreram cerca de 70 peças de teatro encenadas profissionalmente naquele país em 2018. A obra foi criada pelo dramaturgo Vladislav Klíma, com música de Ivan Acher e tradução de Miroslav Malovec. A estreia aconteceu em sete de abril do ano passado, no Teatro Nacional. O sucesso foi surpreendente e imediato. Espectadores e cantores chegaram a declarar que o esperanto é a língua ideal para o canto lírico.

 

Croácia reconhece o esperanto como patrimônio cultural do país


O esperanto foi declarado patrimônio cultural imaterial da República da Croácia. O parlamento local aprovou lei que inclui a Língua Internacional Neutra entre os bens de cultura a serem protegidos pelo estado. O projeto de lei tramitou na casa por quatro anos até a publicação. De acordo com o presidente da Liga Croata de Esperanto, o professor Spomenka Štimec, esta pode ser considerada a maior conquista do movimento esperantista do país, em 110 anos de história. O dirigente espera que o ato sirva de exemplo para outras nações. Além da Croácia, o idioma auxiliar é patrimônio cultural imaterial na Polônia, terra-natal de seu criador, o médico Lázaro Luís Zamenhof.

 

LBV abre as portas para o esperanto em São Paulo

 

No dia 27 de fevereiro, a Legião da Boa Vontade abriu as portas de sua sede, em São Paulo, para a Língua Internacional Neutra. As atividades foram coordenadas por funcionários do departamento de esperanto da instituição, membros da juventude esperantista do Rio de Janeiro e diretores da Associação Paulista de Esperanto. Pela manhã, visitaram-se as instalações da escola da LBV, onde estudam 1500 crianças e jovens. À tarde, os representantes fluminenses apresentaram o idioma durante três horas a um grupo de 70 alunos.  O público reagiu com entusiasmo. Reportagem sobre o evento foi publicada no portal da entidade na internet.

 

Inscrições abertas para curso de esperanto na Ilha do Governador

 

Estão abertas as inscrições para um curso básico de esperanto na Ilha do Governador. As aulas vão acontecer na Biblioteca Euclides da Cunha, no Cocotá. O local está situado em frente a Caixa Econômica Federal. As aulas serão ministradas as segundas-feiras, a partir das 15h. As vagas são limitadas.

 

Convenção esperantista no Irã

 

Entre os dias 28 e 31 de março aconteceu a 12ª Convenção Esperantista do Oriente Médio. O palco das atividades foi a cidade de Caxã, na região central do Irã. O tema foi “O movimento esperantista no Oriente Médio e na Ásia Central”. O destaque da programação foi o turismo. Mas houve também palestras, oficinas e apresentações musicais.

 

Interior de Minas prepara-se para conferências em esperanto

 

A Embaixada do Esperanto e a Associação Esperantista do Rio de Janeiro vão promover a edição deste ano das Conferências da Liga Brasileira de Esperanto. O evento vai acontecer em Pouso Alegre, no interior de Minas Gerais, nos dias 18 e 19 de abril. A programação consistirá de uma série de palestras de alto nível sobre temas variados. Ao final de cada preleção, o público poderá interagir com os expositores. A entrada é franca.

 

Intensa primavera esperantista no Oriente Médio

 

O começo da primavera do hemisfério norte reserva intensas atividades esperantistas no Oriente Médio. De 11 a 13 de abril ocorrerá o 20º Congresso Israelense de Esperanto. As atividades vão acontecer em Eilat, no sul de Israel. O tema deste ano é “A coexistência no Oriente Médio”. O grupo Kajto e o cantor e instrumentista JoMo confirmaram presença. Entre os dias 13 e 15 será realizada a Reunião da Comissão para o Oriente Médio e o Norte da África da Associação Universal de Esperanto. O palco do evento será Ácaba, na Jordânia. Entre 15 e 21 de abril terá lugar um pós-congresso, com excursões à Terra Santa.

 

Gravadora esperantista pode fechar as portas

 

A gravadora esperantista francesa Vinilkosmo pode encerrar suas atividades. A direção da empresa informou que vem atravessando grave crise financeira. Uma das razões apontadas foi o baixo número de assinantes nas plataformas digitais, o que inviabiliza a produção de novos títulos e a manutenção do catálogo. Ainda de acordo com a companhia, os recursos existentes asseguram somente o funcionamento neste ano. Para tentar reverter o quadro, foi lançada uma nova campanha de assinaturas. Detalhes no endereço www.vinilkosmo-mp3.com.

 

Evento discute o papel do esperanto e do espiritismo na sociedade do futuro

 

A doutrina dos Espíritos, o esperanto e a sociedade futura. Esse foi o tema do Encontro Espírita-esperantista do 17] Conselho Espirita de Unificação do CEERJ. O evento aconteceu no dia sete de março, no Centro Espírita Maria Magdalena, em Ramos. A palestrante foi a professora Marcia Braga de Oliveira.

 

Um giro pelo movimento esperantista:

 

  • A Rádio Havana Cuba mantém suas transmissões em esperanto pelas ondas curtas, para a América do Sul, aos domingos, às 20h (BR), em 15730 kHz.
  • Entre os dias 24 e 31 de agosto acontecerá em Trieste o Congresso Italiano de Esperanto.
  • A Rádio Internacional da China transmite diariamente seu programa em esperanto, pelas ondas curtas, às 19h (BR), nas frequências de 7315 e 9860 kHz.
  • O mais novo programa da Rádio Esperanto, produzido pela equipe da editora Sezonoj, já está disponível na internet.
  • Esperantistas participam ativamente da organização do evento Polyglot Gathering, a realizar-se entre 29 de maio e dois de junho em Bratislava, na Eslováquia.
  • O escritor japonês Hori Jasuo foi eleito O Esperantista do Ano pela revista russa La Ondo de Esperanto.
  • Começou a circular a edição de abril da revista Esperanto.
Compartilhar
Topo
Ainda não tem conta? Cadastre-se AGORA!

Entre na sua conta