A Wikipédia registrou a marca de 250 mil artigos escritos em esperanto. As cifras foram alcançadas no dia 18 de setembro. A versão na Língua Internacional Neutra da mais popular enciclopédia virtual do mundo foi lançada em novembro de 2001 por uma equipe liderada pelo programador norte-americano Chuck Smith. Atualmente, a Vikipedio esperantista ocupa a 32ª posição entre os idiomas de todo o planeta. Mais de 300 pessoas redigem regularmente os textos publicados no site.
Conferência discute a aplicação do Esperanto à área tecnológica
Entre os dias 18 e 21 de outubro, aconteceu em Modra-Harmónia, na Eslováquia, mais uma edição do evento KAEST. Trata-se da Conferência para a Aplicação do Esperanto às áreas de Ciência e Tecnologia. Expositores de renome internacional, como Peter Baláž, Orlando Raola e Petr Chrdle participaram. Um dos destaques do programa foi a palestra do checo Marek Blahuš, sobre o tema “Genealogia genética – um novo paradigma no estudo da paternidade”.
Aproxima-se mais um Encontro Espírita Esperantista Fluminense
Acontecerá no dia dois de dezembro o 25º Encontro Espírita Esperantista do Estado do Rio de Janeiro. O tema central é “Uma nova era: Evangelho-Espiritismo-Esperanto”. O evento se estenderá das 8h às 17h. O local das atividades será o Grupo Espírita Principiantes de Boa Vontade, situado na Rua Araçá, 105, em Ricardo de Albuquerque.
LBV publica em esperanto artigo para prevenção do suicídio
A Legião da Boa Vontade publicou em esperanto o artigo Como Evitar o Suicídio. O texto apresenta informações para identificar quando alguém tem tendências a desejar e buscar o fim da vida física. Em seguida, indica medidas a serem tomadas para auxiliar a quem necessite de apoio. Toda a dinâmica, baseada no Mandamento Novo de Jesus (Amai-vos como eu vos amei), é centrada no pensamento do fundador da entidade, o radialista Alziro Zarur, que afirmava que “o suicídio não resolve as angústias de ninguém”. O texto está disponível em www.religiaodedeus.org/eo/persisti-en-la-vivo/kiel-eviti-memmortigon.
Instituição filantrópica lança portal em esperanto
O Abrigo Doce Morada lançou seu site em Esperanto. A página apresenta informações institucionais, atividades realizadas e agenda de eventos. A instituição, fundada em dezembro de 1994, presta atendimento a pessoas carentes, independentemente de sexo, etnia ou idade. Entre as iniciativas regulares levadas à comunidade está o curso de Esperanto. O endereço do portal é www.esperanto.abrigodocemorada.org.br.
Museu do Esperanto comemora dez anos com uma série de eventos
O Museu do Esperanto, localizado em Svitavy, na República Checa, completou dez anos. A instituição foi inaugurada no dia 20 de setembro de 2008. Com um acervo formado por material de todo o mundo, o museu tem como objetivo proteger e divulgar a historia da Língua Internacional Neutra, além de servir de centro cultural para o movimento esperantista. Para comemorar o jubileu, aconteceu uma programação especial entre os dias 14 e 16 deste setembro. Os visitantes assistiram a uma nova mostra sobre a história do local, palestras e um show do grupo de pop-rock Noproblem. Detalhes no site www.esperanto.cz.
Um giro pelo movimento esperantista
- Entre os dias 19 e 22 de outubro aconteceu em Skokovy, na República Checa, o 48º Seminário Linguístico de Esperanto.
- O livro Saluton, Samideano, de autoria de Aloísio Sartorato, está à venda na livraria da Associação Universal de Esperanto.
- O músico esperantista brasileiro Rafael Milhomem lançou o CD instrumental Flugantaj Melodioj.
- Entre os dias 10 de julho e primeiro de setembro, o Clube de Esperanto de Shangai, na China, realizou um treinamento de leitura na Língua Internacional Neutra.
- A Associação Britânica de Esperanto anunciou a oferta de cursos, em diversos níveis.
- Terminou no dia 10 de outubro, na Coreia do Sul, o 14º Encontro Internacional Esperantista de Meditação.
- O jornalista e músico brasileiro Rogener Pavinski aparece na capa de edição deste mês da revista Esperanto.
- A gravadora esperantista Vinilkosmo relançou, em formato digital, o álbum Tute ne Gravas, produzido em 1986 pelo grupo Amplifiki.
- Começaram no dia dez de outubro as aulas de esperanto na Escola de Arte de Kunming, na China.
- A situação politica do Brasil é tema de reportagem na edição de outubro da revista Monato.