
Falantes do esperanto e amantes de esportes náuticos vão realizar um evento inovador. Entre os dias primeiro e cinco de junho, acontecerá uma regata esperantista. Os velejadores vão cruzar o Golfo de Gênova, no nordeste da Itália. A participação é aberta a todos os interessados, inclusive iniciantes. A organização é de responsabilidade do Grupo Esperanto Tigullio, filiado à Federação Italiana de Esperanto.
Poeta esperantista retorna à Pátria da Verdade
O Parnaso Esperantista está mais rico; o plano espiritual tem mais poesia. Desencarnou o poeta baiano Manoel Borges dos Santos, mais conhecido como Dokito.
O passamento ocorreu em 16 de dezembro, em Muritiba, na Bahia. A notícia foi divulgada na internet pelo professor Adonis Saliba, que, no entanto, não revelou a causa-mortis.
Dokito atuou como advogado e professor das línguas portuguesa, inglesa e esperanto. Além de escrever, tocava sete instrumentos musicais.
Em 1981, foi agraciado com o Prêmio "Nova Talento", da Associação Universal de Esperanto. Na Língua Internacional Neutra, lançou o livro de poemas Pluraj Vibroj (Vibrações Plurais).
Festa esperantista em Taiwan
Cerca de 30 pessoas participaram da festa em homenagem a Zamenhof, em Taiwan. O evento aconteceu no dia 19 de dezembro, na cidade de Pingtung. Esperantistas de diversos pontos do mundo enviaram mensagens de saudação.
Jornal catarinense abre espaço para o esperanto
O jornal Palhoça em Foco, da cidade de Palhoça, no litoral catarinense, publica regularmente informações sobre a Língua Internacional neutra. Ao idioma é dedicada a coluna O Esperanto em Foco, assinada pelo professor Antônio Felix da Silva. Notícias sobre o movimento esperantista aparecem também noutras seções. O periódico pode ser lido em www.jbfoco.com.br.
Chineses lançam coletânea de poemas em esperanto
Foi lançado na China o livro Promenado. Trata-se de uma coletânea de poemas de amor, escritos por mais de 60 esperantistas, de vários países, inclusive o Brasil. O trabalho de tradução foi feito pelo escritor chinês Liu Weijie.
Uma ótica fora do comum para tratar do processo informativo
A editora russa Impeto publicou o livro Informo. O título, em português, significa Informação. A obra foi escrita por Sergei Strasnenko, e faz parte da série Biblioteca Familiar. O lançamento ocorreu em 28 de dezembro. O texto trata da informação como fenômeno geral. O autor aborda a essência, as formas, os efeitos, a existência e o funcionamento do processo informativo. De acordo com os editores, o livro é um tratado "um tanto fora do comum". Strasnenko baseou sua pesquisa na ótica do materialismo dialético.
Filme sobre o esperanto em produção nos EUA
Em breve será lançado o filme Esperantujo (Terra do Esperanto). Trata-se de um documentário sobre o uso atual da Língua Internacional neutra. As filmagens foram feitas na França, durante o último Congresso Universal do idioma, e na Polônia. A criação e a direção estão sob a responsabilidade de Kasia Thomas e Eddy Anderson. O projeto tem o patrocínio da Universidade de Connecticut, nos Estados Unidos. O trailer do filme pode ser visto em www.esperantujofilm.com.
Projeto leva educação a jovens na Fazenda Bona Espero
A Universidade da Brasília (UnB) iniciou um projeto em parceria com a Fazenda Bona Espero. A iniciativa foi firmada por meio do Centro de Estudos do Cerrado em Alto Paraíso, com o apoio do CNPq.
O objetivo é fixar a juventude no campo, evitando o êxodo rural. Ao longo de dois anos, ocorrerão aulas de agroecologia, agricultura familiar, segurança alimentar, proteção de nascentes e comunicação social.
Os alunos serão 50 jovens, escolhidos em cinco assentamentos da região. A direção da Fazenda Bona Espero recebeu de duas unidades do Rotary Club a quantia de seis mil reais, para aquisição de ferramentas de trabalho, a serem distribuídas entre os estudantes.
No local, ocorrem também atividades esperantistas, escotistas e espiritualistas.
Um giro pelo movimento esperantista:
« O brasileiro Rafael Zerbetto é um dos novos redatores da revista chinesa El Popola Ĉinio.
« O Dia do Esperanto foi comemorado em diversas cidades da Espanha.
« O site Libera Folio publicou entrevista com Fabricio Valle, redator da revista Esperanto até abril deste ano.
« Foi oficialmente lançado o Almanako Lorenz 2016.
« O presidente da Associação Universal de Esperanto, o professor canadense Mark Fettes, dirigiu mensagem de ano novo ao movimento esperantista mundial.
« A revista El Popola Ĉinio publicou uma retrospectiva dos principais fatos ocorridos no movimento esperantista em 2015.
« Terminou hoje o Treinamento Linguístico de Inverno, realizado pelos esperantistas de Ecaterimburgo, na Rússia.