
Esperanto foi destaque em evento de informática
O Esperanto foi tema de uma das palestras da programação do Festival Latino-americano de Instalação de Software Livre (FLISOL). O evento foi realizado no dia 26 de abril, no SESC de São Carlos, no Estado de São Paulo.
O Delegado da Associação Universal de Esperanto, Alex Cesário, palestrou para 35 participantes sobre o tema “Comunicação Internacional, Democracia Linguística e Software Livre”. Na apresentação, Cesário estabeleceu diversas similaridades entre o software livre e o idioma. Abordou-se também a importância da língua para os que utilizam e atuam como ativistas em favor do software livre.
O FLISOL é realizado desde 2005 em diversas cidades da América Latina. Seu objetivo é promover o uso de Software Livre, mostrando ao público sua filosofia, abrangência, avanços e desenvolvimento.
Encontro esperantista em Goiás
Entre os dias quatro e seis de julho, Goiânia vai sediar o Terceiro Encontro de Esperanto da Região Centro-Oeste. O tema das atividades será O Movimento Esperantista e a Paz. Da programação constam palestras e apresentações artísticas. O professor Valdemir Moreira irá ministrar um minicurso do idioma. As inscrições devem ser feitas pela internet, até o dia 30 de junho, no endereço www.esperanto-goias.org.br.
Paulistas divulgam o esperanto em evento em evento espírita
O esperanto foi divulgado durante a Confraternização Regional da Família Espírita. O evento ocorreu entre os dias dois e quatro de março, em Araraquara, no interior de São Paulo. Aproximadamente trezentas pessoas participaram.
Foi montada uma exposição composta por dezenas de livros espíritas em Esperanto e sobre o idioma, bem como por livros didáticos, infantis, literários, dicionários, revistas e CDs provenientes de diversos países. No local, foram exibidos filmes sobre o tema, além de terem sido distribuídos folhetos informativos. Na exposição, além das dezenas de pessoas que se interessaram em saber mais sobre o Esperanto, 19 participantes se inscreveram em um curso básico, a ser realizado pelo Clube de Esperanto de Araraquara.
Dois momentos contribuíram para a divulgação do idioma no encontro. O primeiro foi a favorável citação da língua internacional pelo orador Donizete Aparecido Pinheiro Silveira no início de sua palestra. O outro foi a cessão da palavra ao Delegado da Associação Universal de Esperanto, Alex Cesário.
Revista seleciona redatores
A revista El Popola Chinio está selecionando redatores estrangeiros. Entre as atribuições do novo contratado estão a produção em correção de textos a serem publicados. Os candidatos devem ter menos de 50 anos, nível superior, experiência em redação, domínio do esperanto e conhecimentos da cultura chinesa. De acordo com a direção da revista, é desejável que o postulante ao cargo fale inglês ou chinês, de modo a facilitar sua vida na China. Detalhes no endereço espero.com.cn.
Canonizados dois papas que apoiavam o esperanto
A Igreja Católica declarou santos dois papas que apoiaram o esperanto. Em cerimônia realizada no dia 27 de abril, a Santa Sé canonizou os pontífices João Paulo II e João XXIII.
Um grupo de esperantistas foi à Praça de São Pedro para a cerimônia. Membros da IKUE (União Internacional Esperantista Católica) postaram fotografias e publicaram relatos nas redes sociais. A Rádio Vaticano transmitiu um programa em esperanto sobre o histórico evento.
De acordo com o Papa Francisco, ambos foram homens de coragem, que viveram acontecimentos trágicos no século XX, mas não foram abatidos por eles.
João XXIII fez declarações em favor da língua internacional neutra.
João Paulo II falava fluentemente o esperanto, língua que aprendeu quando jovem. Nas Jornadas Mundiais da Juventude de 1992 e 1997, fez homilias inteiramente faladas na língua internacional neutra. Em 1977, instituiu os programas em esperanto na Rádio Vaticano, no ar até os dias de hoje.
São João Paulo II agora figura ao lado de São Maximiliano Maria Kolbe no rol de santos que falavam esperanto com fluência. Ambos reconheceram o valor do idioma, divulgando-o no meio católico.
Novo livro discute tema polêmico da politica internacional
A Liga Esperantista de Flandres vai lançar o livro Homoj de Putin (Homens de Putin). A obra, de autoria do jornalista sueco Kalle Kniivilä, traça um perfil dos partidarios do presidente russo, Wladimir Putin. O autor estuda o apoio que aquele chefe de estado recebe internamente face à oposição externa.
Enciclopédia em esperanto bate recorde
A enciclopédia virtual Wikipedia superou a marca de 195 mil artigos escritos em esperanto. A Língua Internacional inclui-se na lista de 33 idiomas com mais de 100 mil artigos. A seção esperantista foi lançada em seis de novembro de 2001 pelo norte-americano Chuck Smith.
Treinamento para professores de esperanto no Rio
Aconteceu no dia 27 de abril o XVI Treinamento para Instrutores de Esperanto. O tema do evento foi “O Ensino do Esperanto para Grupos Específicos”. As discussões versaram sobre o problema da evasão da sala de aula. Abordaram-se técnicas e estratégias que despertam o interesse dos mais variados tipos de aluno. Não só professores, como também todos os que de algum modo se dedicam ao ensino do esperanto, fizeram parte do público-alvo. As atividades ocorreram em Bangu, no Rio de Janeiro.
Um giro pelo movimento esperantista
- A revista Kontakto abriu inscrições para o Concurso Musical 2014.
- Foi um sucesso a primeira Exposição de Livros de Esperanto, realizada na Universidade de Amsterdã, na Holanda.
- A Cooperativa Cultural dos Esperantistas lançou o livro Saluton, samideano, escrito pelo professor Aloísio Sartorato.
- A Legião da Boa Vontade mantém no Facebook um espaço em esperanto, no endereço www.facebook.com/bonavolo.
- O portal espirita O Consolador publica semanalmente a coluna O Esperanto em Destaque, acessível no endereco www.oconsolador.com.br.
- Funciona em São Petersburgo, na Rússia, o Restaurante Esperanto.
- O site Esperanto Ilustrita publicou reportagem sobre a recém-terminada Feira do Livro Esperantista de Niterói.