pteneofrdeites
Artigo do Jornal: Jornal Abril 2014

Sobre o autor

Fabiano Henrique

Fabiano Henrique

Compartilhar -

O gigante acordou! A Cooperativa Cultural dos Esperantistas reeditou as memoráveis sessões de lançamentos literários. No dia 14 de março aconteceu a noite de autógrafos do livro Saluton, samideano, de Aloísio Sartorato. O evento marcou o ressurgimento de uma das maiores editoras da história do esperanto em todo o mundo. As dezenas de pessoas que encheram o salão da entidade emocionaram-se com os relatos de um autor que vive o ideal esperantista em sua essência. Ao final, o presidente da instituição, o comunicador revelou que outros títulos estão em processo de produção.

 

Treinamento para professores de esperanto no Rio

 

Está marcado para o dia 27 de abril o Décimo-sexto Treinamento para Instrutores de Esperanto. O tema do evento será “O Ensino do Esperanto para Grupos Específicos”. O objetivo é diminuir o problema da evasão da sala de aula. Para tanto, serão abordadas técnicas e estratégias que despertem e mantenham o interesse dos mais variados tipos de aluno. Não só professores, como também todos os que de algum modo se dedicam ao ensino do esperanto, fazem parte do público-alvo. As atividades vão ocorrer na Rua Silva Cardoso, 673, em Bangu, no Rio de Janeiro.

 

Exposição de Livros de Esperanto na Holanda

 

Está em cartaz na Universidade de Amsterdã, na Holanda, a primeira Exposição de Livros de Esperanto. A mostra acontece nas dependências da Faculdade de Ciências Humanas, até o dia 10 de maio. A iniciativa partiu do professor aposentado Wim Jansen. A organização está sob a responsabilidade do atual ocupante da cátedra de Interlinguística, o italiano Federico Gobbo, juntamente com os bibliotecários da instituição. O apoio é da Associação Universal de Esperanto.

 

Nova edição de revista em esperanto

 

Entrou em circulação a mais nova edição de InKo. A revista publicada pela Cooperativa Cultural dos Esperantistas traz como destaque de capa um artigo que trata dos danos causados pelo isolamento de pessoas e instituições. Vem recebendo elogios o editorial assinado pelo comunicador Givanildo Costa. O periódico apresenta também amplo noticiário nacional e internacional. InKo pode ser lido e baixado gratuitamente no endereço www.esperantoilustrado.blogspot.com

 

Inscrições abertas para concurso musical

 

A revista Kontakto abriu inscrições para o Concurso Musical 2014. A iniciativa foi estabelecida pela direção da Organização da Juventude Esperantista, com o apoio da Associação Universal de Esperanto e da gravadora Vinilkosmo. Duas serão as categorias: canção e disco. O regulamento está disponível no endereço www.kontakto.tejo.org

 

Encontro esperantista no Rio

 

Aconteceu no dia 16 de março o VI Encontro Espírita-esperantista do Décimo-sétimo CEU/CEERJ. A professora Luciana Fischer palestrou sobre o tema “O Esperanto e a Lei de Adoração”. As atividades ocorreram na Associação Espírita Francisco de Assis, localizada em Higienópolis, no Rio de Janeiro.

 

Divulgado regulamento para concurso de terminologia

 

A Associação Universal de Esperanto divulgou o regulamento para o Concurso de Terminologia 2014. O objetivo do certame é expandir o conhecimento dos participantes sobre a comunicação em linguagem técnica aplicada a diversas áreas. Os esperantistas vencedores participarão de um treinamento oferecido pela instituição TermNet, em Viena, entre 14 e 18 de julho. Os três primeiros colocados serão premiados. Detalhes no endereço www.esperanto.net/tec.

 

O esperanto nas ruas do Rio

 

O esperanto foi às ruas do Rio de Janeiro na manhã do dia nove de março. O calçadão de Bangu foi o palco da divulgação do idioma, no evento chamado “Ago-tago”, ou Dia de Ação. Foram distribuídas centenas de panfletos aos pedestres. Muitos mostraram interesse pelo tema, prolongando a conversa com os esperantistas. Faixas e cartazes com propaganda da língua foram expostos. As atividades foram realizadas por membros da Confraternização Esperantista da Zona Oeste e do Projeto Esperanto para o Público.

 

Curso básico de esperanto na Zona Norte do Rio

 

A União Espírita Fernandes Figueira e Bezerra de Menezes abriu inscrições para o curso básico de esperanto. As aulas, inteiramente gratuitas, têm início no dia 22 de março, às 17h30. O professor é Elmir dos Santos Lima. A União Espírita Fernandes Figueira e Bezerra de Menezes está situada na Travessa José Bonifácio, nº 21, em Todos os Santos.

 

Campanha pretende pôr o esperanto na Bienal 2015

 

A Associação Esperantista do Rio de Janeiro lançou uma campanha para a Bienal Internacional do Livro de 2015. O presidente da entidade, o professor Marcio Santos, publicou artigo sobre o assunto na edição de março da revista Rio Esperantista. O texto menciona a importância de um evento dessa natureza para a divulgação do esperanto e propõe a criação de um fundo especial para a coleta de recursos para a montagem de um estande no pavilhão da feira. De acordo com Santos, os custos giram em torno de 20 mil reais, o que pode ser conseguido com a colaboração da comunidade esperantista. Detalhes no endereço www.aerj.org.br.

 

Um giro pelo movimento esperantista:

 

  • A TV AERJ apresenta no YouTube palestra proferida pelo francês Alexandre Raymond sobre o Pasporta Servo.
  • De 14 a 21 de abril acontece em Xanten, na Alemanha, a Trigésima Semana Internacional da Primavera.
  • Completou três anos de atividades a Esperanta Ret-radio.
  • A Associação Paulista de Esperanto lançou o livro Muzika Terminaro, do maestro Alfredo Aragón.
  • A Federação Italiana de Esperanto lançou o concurso literário “Poemas de todos os céus”.
  • O esperantista Emilio Cid é o novo delegado-chefe da Associação Universal de Esperanto para o Brasil.
  • A BEJO (Organização da Juventude Esperantista Brasileira) tem nova diretoria.
  • O livro Poŝamiko foi o campeão de vendas em 2013, na Associação Universal de Esperanto.
  • O cantor JoMo confirmou presença no próximo Congresso Italiano de Esperanto.
  • O esperanto foi tema de uma reportagem apresentada no dia 17 de fevereiro, por um canal de TV de Moscou.
Compartilhar
Topo
Ainda não tem conta? Cadastre-se AGORA!

Entre na sua conta