pteneofrdeites
Artigo do Jornal: Jornal Fevereiro 2014

Sobre o autor

Fabiano Henrique

Fabiano Henrique

Compartilhar -

Está marcado para o dia 23 de março mais um Encontro de Esperanto do Vale do Paraíba. As atividades vão acontecer nas dependências da Casa de Cultura de Lorena. Das 9h às 17h, os participantes poderão assistir a palestras, debates e apresentações artísticas. Haverá também um passeio a locais históricos do centro da cidade.

Só se pode falar em esperanto durante evento em Moscou

De 21 a 23 de fevereiro acontecerá o evento intitulado Apero-8. As atividades terão lugar no hotel-fazenda Jersovo, na região de Moscou, na Rússia. O tema do evento será a literatura esperantista. Embora seja proibido falar qualquer outra língua, a não ser o esperanto, iniciantes são bem-vindos, desde que sigam as regras fixadas. A organização do encontro está sob a responsabilidade da Associação Esperantista MASI, da capital russa.

Liga Brasileira de Esperanto contrata assistente administrativo

A Liga Brasileira de Esperanto anunciou que irá contratar um assistente administrativo financeiro. O profissional deve ter como requisitos mínimos ensino médio, experiência na área, domínio de informática nos pacotes Windows e Office, além de conhecimento básico de esperanto e disponibilidade para viagens. Interessados devem enviar o currículo, com pretensão salarial, para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Esperantistas vão participar das Olimpíadas de Inverno

Esperantistas russos vão participar das próximas Olimpíadas de Inverno. O evento será realizado em Sóchi, no sudoeste da Rússia, entre os dias seis e 23 de fevereiro. O presidente do Clube de Esperanto de Tomsk, Konstantin Obrazcov, está inscrito como voluntário. De 21 de janeiro a primeiro de março, Obrazcov irá auxiliar como intérprete, uma vez que fala as línguas russa, inglesa, francesa, alemã e esperanto. Outros esperantistas pretendem fazer o mesmo. Coidealistas chineses encaminharam à Rússia o livro Olimpikoj (Manlibro pri Olimpikaj Vortoj), contendo termos técnicos esportivos no idioma auxiliar neutro.

Criada em Minas a Embaixada do Esperanto

Foi criada em Pouso Alegre, no sul de Minas, a Embaixada Esperantista. A inauguração ocorreu no dia quatro de novembro, pouco tempo após o fechamento da Associação de Educação e Cultura Lázaro Luís Zamenhof. O objetivo da nova entidade é ser um ponto de apoio para os falantes da Língua Internacional neutra. Naquele local, os interessados encontrarão profissionais que conhecem e trabalham pela divulgação da cultura esperantista. Todos os serviços prestados são efetivamente gratuitos. A Embaixada está localizada na Rua Professor Inácio Loyola Pires, número 81, no Centro de Pouso Alegre. Detalhes no endereço www.linguainternacional.org.

Um giro pelo movimento esperantista:

* Durante o último Congresso Brasileiro de Esperanto, realizou uma sessão do exame de proficiência na Língua Internacional neutra, de acordo com o quadro referencial comum europeu.

* O grupo Amplifiki vai se reunir para uma apresentação especial durante o Festival Internacional da Juventude, a realizar-se em Castelsardo, na Itália.

* O Centro de Línguas e Interculturalidade da Universidade Federal do Paraná vai oferecer cursos de esperanto para o primeiro semestre deste ano.

* A escritora Maria Nazaré Laroca lançou o livro de poesias intitulado Penseroj, durante o Congresso Brasileiro de Esperanto.

Compartilhar
Topo
Ainda não tem conta? Cadastre-se AGORA!

Entre na sua conta