pteneofrdeites
Artigo do Jornal: Jornal Janeiro 2014

Sobre o autor

Fabiano Henrique

Fabiano Henrique

Compartilhar -

Novo canal esperantista no youtube

     A Associação Esperantista do Rio de Janeiro lançou a TV AERJ. Trata-se de um canal no site youtube voltado para a apresentação das principais atividades ligada ao esperanto no Estado.

     O internauta terá acesso a filmes, palestras, clipes musicais e entrevistas, realizados em esperanto e português. O endereço é www.youtube.com/user/TVaerj.

Muitos passeios no Primeiro Encontro Carioca de Esperanto

     Está marcado para ocorrer entre os dias 14 e 18 de julho de 2014 o Primeiro Encontro Carioca de Esperanto (1-a KoRo). As atividades vão acontecer logo após o Congresso Internacional da Juventude Esperantista, a realizar-se em Fortaleza. De acordo com os organizadores, o evento terá caráter eminentemente turístico. A programação prevê visitas às principais atrações do Rio de Janeiro.

Congresso Britânico de Esperanto terá palestrantes de renome

     Sheffield, no Centro-norte da Inglaterra, será a sede do próximo Congresso Britânico de Esperanto. O evento vai acontecer entre os dias 18 e 20 de abril de 2014. De acordo com o site oficial do evento, a programação será composta por palestras, passeios e shows musicais. Entre os palestrantes encontram-se nomes internacionalmente conhecidos no meio esperantista, como Renato Corsetti, Anna Lowenstein e Paul Gubbins.

Iranianos organizam o primeiro congresso nacional de esperanto

     Entre os dias 24 e 26 de março de 2014 acontecerá o Primeiro Congresso Iraniano de Esperanto. As atividades serão desenvolvidas na capital, Teerã. O tema do evento será Esperanto: Língua e Ideal. A programação prevê palestras, seminários, cursos, apresentações artísticas e passeios.

     De acordo com o site oficial do congresso, “trata-se de uma oportunidade única para aproveitar uma série de atrações variadas e excursões pelo país”. O Irã tem uma longa tradição no meio esperantista. A organização está a cargo da Associação Iraniana de Esperanto.

Diplomatas da Indonésia vão aprender esperanto

     O Ministério das Relações Exteriores da Indonésia decidiu incluir o Esperanto como disciplina para a formação de diplomatas. A informação foi publicada pelo site do serviço mundial da emissora de rádio Voz da Indonésia.

     O assessor especial da Pasta, Pribadi Sutiono, declarou que no passado semelhante iniciativa foi tentada. O assunto só não foi adiante em razão do falecimento do líder do movimento esperantista local. Recentemente, porém, a questão voltou à baila, uma vez que o governo está criando um centro de línguas para a diplomacia.

     Sutiono crê na importância do Esperanto, visto ser esta uma língua não-política, que pode ser aprendida por todos. Trata-se de “um movimento antigo, embora muitos aqui o desconheçam”, arrematou o assessor. O idioma auxiliar neutro é falado na Indonésia desde 1902.

     Na nova escola, o diplomata deverá aprender 17 idiomas. Entre eles incluem-se o inglês, o Esperanto e as línguas de trabalho da ONU e da ASEAN (Associação de Nações do Sudeste Asiático).

“Infiltrado” causa polêmica na Cooperativa Cultural dos Esperantistas

     Um episódio do programa de TV “O Infiltrado” foi filmado na Cooperativa Cultural dos Esperantistas. As gravações aconteceram no dia 11 de novembro, na sede da instituição.

     Numa atuação que mistura reportagem e drama, o jornalista e ator Fred Melo Paiva participou de uma aula, provocando os alunos ao tratar do preconceito contra o idioma.

     Ao final, a discussão ficou acalorada e os estudantes puseram em xeque os argumentos do visitante. Terminada a filmagem, a equipe do diretor Gideon Bolting foi unânime ao elogiar o alto nível dos debates.

     O programa “O Infiltrado” é apresentado na TV por assinatura pelo History Channel. O episódio sobre o esperanto fará parte da próxima temporada, a começar em fevereiro de 2014.

Compartilhar
Topo
Ainda não tem conta? Cadastre-se AGORA!

Entre na sua conta

Cron Job Iniciado