::introtext::::/introtext::
::fulltext::

A Federação Espírita Brasileira publicou a versão digital do livro Esperanto sem Mestre. A obra clássica de Francisco Valdomiro Lorenz está disponível para leitura e download gratuitos. A digitalização foi realizada por membros do grupo MOVI (Voluntários Esperantistas na Internet).
De acordo com o coordenador do projeto, Adonis Saliba, “foi um trabalho a muitas mãos com digitadores, revisores e técnicos em Tecnologia da Informação, que nos doaram o seu tempo primoroso para reconstituição eletrônica do texto de imenso valor de Francisco Valdomiro Lorenz e aprimorado por Porto Carreiro Neto.” Saliba arrematou afirmando que outras versões serão apresentadas em breve, a fim de facilitar o acesso por meio de diversas plataformas, como tablets e smartphones.
Esperanto sem Mestre é responsável pela sólida formação de gerações de esperantistas brasileiros desde 1938, quando foi lançada a primeira edição, ainda assinada por Ismael Gomes Braga. O texto completo encontra-se no endereço www.esperanto.febnet.org.br.
Curso de astrologia em esperanto no Rio
O professor Aloísio Sartorato vai ministrar um curso de astrologia em esperanto. As aulas têm como objetivo apresentar conceitos básicos da atividade, segundo a qual o movimento e posições dos corpos celestes podem influenciar diretamente a natureza e a vida das pessoas. As reuniões vão acontecer entre os dias dois de agosto e 29 de novembro, das 16h às 17h30, na Cooperativa Cultural dos Esperantistas. Inscrições e informações pelo telefone (21) 2220-7486.
Associação Brasiliense de Esperanto tem nova diretoria
A Associação Brasiliense de Esperanto tem nova diretoria. Em assembleia realizada no dia 13 de julho, foi eleito e empossado o corpo diretivo, para o triênio 2013/2016. A presidente é Sônia Lúcio. A vice é Jenilda Alencar. Jozias Barboza foi escolhido secretário, enquanto Sergio Néri, diretor financeiro.
Lançada nova edição da revista InKo (FOTO)
Foi lançada a mais nova edição da revista InKo. A publicação internacional da Cooperativa Cultural dos Esperantistas traz como destaque de capa matéria sobre o atleta Walter Fontes, pioneiro em todo o mundo na divulgação do esperanto em maratonas. O comunicador Givanido Costa assina o editorial. InKo está disponível para leitura gratuita pela internet, no endereço www.kke.org.br.
Encontro de esperanto em Irajá (FOTO)
Aconteceu no dia 30 de junho, o Quarto Encontro de Esperanto da Área da Leopoldina. As atividades aconteceram no Esperanto-grupo Claude Piron, em Irajá. O tema foi O Papel Social do Esperanto. Aproximadamente 40 pessoas participaram. Ocorreram oficinas, palestras e atividades artísticas.
Revista em esperanto lança concurso fotográfico
A revista Kontakto lançou o concurso fotográfico intitulado Eu e a Kontakto . A competição visa mostrar a relação dos leitores com a publicação. Para participar, o interessado deve fazer uma foto com o periódico em situações interessantes, criativas ou mesmo inusitadas. Todo o material recebido será exposto no Facebook , e as melhores fotografias publicadas na revista. No final do ano, serão escolhidas as três melhores. Os vencedores ganharão uma assinatura gratuita ao longo de 2014. Detalhes no endereço http://bit.ly/1bNvjkK .
Evento esperantista em Goiás
Entre os dias cinco e sete de julho aconteceu o Segundo Encontro de Esperanto da Região Centro-oeste. Mais de 40 pessoas participaram das atividades, realizadas na fazenda Bona Espero, em Alto Paraíso, no estado de Goiás. Houve palestras, debates e apresentações musicais. No próximo ano, o evento irá ocorrer em Goiânia.
Novo podcast em esperanto
Notícias vindas da Rússia dão conta de que está na rede o mais novo programa da Rádio Esperanto. Os destaques são o noticiário, o lançamento do livro As Aventuras de Sherlock Holmes na Língua Internacional neutra e uma reportagem sobre os Dias Esperantistas do Mar Báltico. O podcast é produzido pela equipe de redação da revista La Ondo de Esperanto, coordenada por Alexander Korjenkov. O arquivo de áudio está disponível no site www.sezonoj.ru.
Esperanto divulgado em maratona na China
O atleta esperantista Walter Fontes vem fazendo escola. No dia 15 de junho, o esperanto foi divulgado na Maratona Internacional de Lanzhou, na China. A prova foi disputada por mais de 43 mil pessoas, de 26 países. Entre os embaixadores da competição estava um menino de cinco anos, que trazia no rosto um adesivo com a bandeira do esperanto. A criança chama-se Xinxin, filho Huang Min, diretora da Associação Esperantista de Gansu. A orgulhosa mãe declarou à revista El Popola Chinio que “só quem ama, aprende e divulga o esperanto, pode portar o Estandarte Verde”.
Um giro pelo movimento esperantista
-
Entre os dias três e dez de agosto acontece na região de San Remo o Congresso Italiano de Esperanto.
-
A Liga Brasileira de Esperanto publicou a mais nova edição da revista Brazila Esperantisto.
-
Entre os dias 27 de dezembro e três de janeiro acontecerá em Nördlingen, na Alemanha, o Festival Esperantista Internacional.
-
Foi lançado o CD Chiamen Plu , do grupo La Perdita Generacio .
-
Os principais programas radiofônicos em esperanto podem ser ouvidos no site www.esperanto-radio.com.
-
A cantora Dirce Sales está em estúdio para gravar seu próximo CD.
-
A Editora Lorenz lançou o mais novo número do boletim Komunikoj.
-
A Sociedade Uruguaia de Esperanto publicou a mais nova edição do informativo Folio Amika.
-
Entrou em circulação o anuário da Associação Universal de Esperanto, Jarlibro 2013.
-
No dia 27 de junho, o esperantista chinês Sun Mingxiao realizou a primeira palestra do Museu de Esperanto da Universidade de Zaozhuang, no leste da China.