
Primeira Feira do Livro Esperantista em Niterói
Entre os dias 20 e 23 de abril aconteceu a Primeira Feira do Livro Esperantista de Niterói. Uma barraca foi montada na Praça Araribóia, próxima à Estação das Barcas. Além de ter a seu dispor livros, revistas e material audiovisual, os visitantes receberam informações sobre o esperanto. A coordenação ficou sob a responsabilidade do atleta Walter Rosa Fontes, que considerou positivo o resultado alcançado. A feira tem o apoio do Niterói Esperanto Clube, da Associação Esperantista do Rio de Janeiro, do Instituto Espírita Bezerra de Menezes, da Editora Lorenz e da Cooperativa Cultural dos Esperantistas.
Goianos preparam Encontro de Esperanto da Região Centro-Oeste
Entre os dias cinco e sete de julho acontecerá o II Encontro de Esperanto da Região Centro-Oeste. As atividades terão lugar na Fazenda Bona Espero, em Alto Paraíso, no estado de Goiás. De acordo com os organizadores, será uma boa oportunidade para os participantes conhecerem a renomada propriedade rural esperantista.
Congresso Norueguês de Esperanto terá programação variada
Começa no dia 14 de junho o Congresso Norueguês de Esperanto. O evento vai acontecer na capital, Oslo. Ao longo de dois dias, os congressistas vão participar de passeios, palestras, debates e atividades artísticas. No local ocorrerá também a reunião anual da Liga Esperantista da Noruega.
Líder esperantista recebido no Parlamento Lituano
O presidente da Associação de Esperanto da Lituânia foi recebido pelo presidente do parlamento daquele país. O encontro se deu no dia 25 de abril, na capital, Vilna. O esperantista Povilas Jegorovas apresentou ao líder político Vydas Gedvilas um resumo das últimas atividades em favor da língua internacional neutra na região. O parlamentar foi convidado a participar da solenidade de abertura da próxima edição dos Dias de Esperanto do Báltico, marcada para sete de julho. Gedvilas aceitou o convite e acenou com a possibilidade fazer um pronunciamento aos participantes, caso nada o impeça de comparecer. Ao final, foi discutida a liberação de uma verba governamental para auxiliar na organização do evento.
Revista brasileira é bem recebida pelo mundo esperantista
Entrou em circulação o mais novo número da revista InKo. A publicação da Cooperativa Cultural dos Esperantistas chega aos leitores totalmente colorida e com novo projeto gráfico. O destaque de capa é a matéria Rio de Janeiro: Capital do Esperanto. O comunicador Givanildo Costa assina o editorial. O professor Jair Salles escreveu texto sobre o ensino do idioma. A reportagem sobre a queda de um meteoro, sob a ótica de uma esperantista russa, tem sido aplaudida pelo público. InKo vem recebendo elogios provenientes dos mais diversos pontos do mundo. A edição em papel pode ser obtida gratuitamente na Avenida Treze de maio, 47 sobreloja 208, no Centro do Rio. Pela internet é possível ler pelo site www.kke.org.br.
Um giro pelo movimento esperantista:
- O curso de esperanto da Universidade de Brasília foi tema de reportagem apresentada no dia 29 de abril pela TV Brasil.
- Entre os dias 12 e 20 de julho acontece em Martin, na Eslováquia, a Temporada de Verão de Estudos de Esperanto.
- O professor italiano Federico Gobbo é o novo ocupante da cátedra de Linguística e Esperanto da Universidade de Amsterdã.
- A Biblioteca Nacional da Áustria abriga o Museu Internacional de Esperanto.
- Entre os dias três e dez de agosto acontecerá o Congresso Italiano de Esperanto.
- A Associação Universal de Esperanto encaminhou mensagem de felicitações pela coroação do novo rei da Holanda, Willem-Alexander.
- O checo Marek Blahuš, de 26 anos, foi eleito o mais novo membro da Academia de Esperanto.
- O Museu do Esperanto, localizado em Svitavy, na República Checa, foi tema de um programa transmitido pela Rádio Pardubice, no dia 20 de abril.
- Entre os dias 28 de julho e quatro de agosto acontece em Madri, na Espanha, o Congresso da SAT (Associação Apátrida Mundial).