Entre os dias 18 e 22 de janeiro acontece o Congresso Brasileiro de Esperanto. As atividades terão lugar em Barra do Garças (MT). A Comissão Organizadora é presidida pelo ambientalista Ciro Gomes de Freitas e secretariada por Amarílio Carvalho e Rafael Zerbetto. O tema do evento é Esperanto, Cultura e Turismo: Alternativas de Economia Verde. Simultaneamente vão ocorrer o Congresso da Juventude Esperantista Brasileira e o Congresso Infantil de Esperanto. Inscrições e informações no site www.esperanto.org.br.
Dicionário de bolso e campeão de vendas no mundo esperantista
Foi publicada a sétima edição do livro Poŝamiko, escrito por Beatrice Allée e Katalin Kováts. Trata-se do mais popular vocabulário de bolso em esperanto. A atual tiragem é de 2500 exemplares. Destes, 850 já foram encomendados. Desde 2006, foram impressas mais de 10 mil cópias.
Empresário esperantista é premiado na Alemanha
O francês Floreal Martorell foi premiado por sua contribuição à música esperantista. Em solenidade ocorrida em Aalen, no centro-sul da Alemanha, o empresário foi agraciado com o Prêmio FAME. Ao todo, foram entregues três mil euros, aproximadamente 7800 reais. Martorell é o proprietário da Vinilkosmo, a maior gravadora de discos em esperanto do mundo.
Inaugurada na Polônia a Ponte Esperanto
Mais um logradouro público em homenagem à Língua Internacional neutra. Foi inaugurada em Bydgoszcz, no centro-norte da Polônia, a Ponte Esperanto. A prefeitura local escolheu o nome por ocasião dos 125 anos do idioma. A solenidade, em que foram descerradas as duas placas comemorativas, ocorreu no dia 27 de outubro. A cerimônia, realizada em polonês e esperanto, foi apresentada pelo secretário de educação e cultura da cidade, Lech Zagłoba, esperantista há mais de 40 anos. A imprensa deu ampla cobertura. Participaram dezenas de pessoas, entre elas algumas vindas de países como Alemanha, Cazaquistão, Rússia e Senegal.
Esperantistas despedem-se de valoroso trabalhador
Faleceu no dia cinco de outubro o esperantista Edgard Machado. Ex-presidente da Editora Lorenz, Machado lançou por essa instituição o Vocabulário de Bolso Português-Esperanto, obra que o tornou nacionalmente conhecido.
No final dos anos 90, apresentou, ao lado de Celso Pinheiro, o programa Esperanto, Língua Internacional, pela Rádio Guanabara. Pouco depois, ensinou o idioma no programa Despertar do Terceiro Milênio, na inicialmente na TV Bandeirantes. Ministrou aulas em diversas casas espíritas do Grande Rio, entre elas o Centro Espírita Filhos de Deus, em Jacarepaguá.
O passamento se deu no CTI do Hospital da Aeronáutica, causado por leucemia. Edgard Machado deixa viúva e um casal de filhos. O sepultamento ocorreu no dia seis de outubro, no Cemitério Jardim da Saudade, no bairro de Sulacap.
Esperantistas compartilham alegria e solidariedade
São animadores os primeiros resultados obtidos pelo Grupo Fraterno de Visitação da Cooperativa Cultural dos Esperantistas. A iniciativa, posta em prática há dois meses, tem como objetivo levar apoio moral a co-idealistas que não possam mais se locomover. Até o momento, duas pessoas foram visitadas: uma na zona oeste do Rio, outra em Niterói. Segundo os respectivos familiares, a satisfação dos assistidos foi tanta, que contagiou todos em redor. De acordo com o presidente da instituição, o comunicador Givanildo Costa, tamanha alegria traz inegáveis benefícios à saúde. O Grupo Fraterno de Visitação, coordenado por Joana Pimentel, aceita voluntários, bem como indicações de pessoas a serem visitadas. Contatos pelo telefone (21) 2220-7486.
Um giro pelo movimento esperantista
- O cantor francês Patric lançou, pela gravadora Vinilkosmo, o CD Okcitanio, com músicas provençais na Língua Internacional neutra.
- A Associação Esperantista de Xangai realizou, no dia 28 de outubro, um seminário em homenagem aos 125 anos do esperanto.
- A Organização Mundial da Juventude Esperantista anunciou que vai publicar até meados de 2013 a nova edição em papel do Pasporta Servo.
- Está em circulação o mais recente número do boletim La Verda Formiketo.
- O cantor italiano Manuel Rovere começou a compor músicas para o próximo disco.
- Uma solenidade em homenagem aos 125 anos do esperanto ocorreu no dia 17 de outubro, no Parlamento da Polônia.
- Uma parada de ônibus com o nome do criador do esperanto foi inaugurada em Praga, na República Checa.
- A programação esperantista da Rádio Rio de Janeiro foi elogiada em programa da Esperanto-Ret-Radio.
- Foi publicado o mais novo número da revista Brazila Esperantisto.
- Faleceu no dia 13 de outubro o esperantista norte-americano Donald Broadribb.