pteneofrdeites
Artigo do Jornal: Jornal Março 2021

Sobre o autor

Ângela Delou

Ângela Delou

Compartilhar -

O Dia Internacional da Mulher foi criado devido ao engajamento social e político das mulheres, por décadas. Oficializado pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1975, é comemorado em mais de cem países.

Qual a importância do Dia Internacional da Mulher?

Um convite à reflexão. Uma ação voltada ao combate das desigualdades e discriminação de gênero. As mulheres sofrem com a desigualdade no mercado de trabalho, nas questões relacionadas ao ambiente familiar, social e afetivo. Muitas são as questões a serem conversadas, a fim de que as mudanças continuem acontecendo.

Mulheres lutam pela igualdade salarial, defendem o fim da violência contra as mulheres, dentre outros. Alguns direitos foram adquiridos pelas mulheres no Brasil. Dentre eles: Em 1932, as mulheres conseguiram a garantia do voto em todo o território nacional; em 1962, o direito de trabalhar fora de casa sem permissão do marido; em 1988, a igualdade de direitos com a nova Constituição e em 2006, foi criada a Lei Maria da Penha.

As mulheres são maioria nas salas de aula, mas não no alto escalão. Também são maioria nas casas espíritas, mas ainda não nas lideranças. A igualdade entre gêneros deve ser incluída nos temas a serem abordados no meio espírita, discutidos à luz do Espiritismo. Allan Kardec, conhecido como o Codificador do Espiritismo, tratou da questão de direitos entre homens e mulheres, na Revista Espírita, de junho de 1867, com o título “Emancipação da mulher nos Estados Unidos”. O artigo sobre a admissão de mulheres no emprego público estava sendo discutido no século XIX. Na questão 817 de O Livro dos Espíritos, Kardec pergunta a respeito desses direitos. Os Espíritos superiores esclarecem que em razão de sermos espíritos imortais, os direitos são iguais para homens e mulheres, porque Deus outorgou a ambos a inteligência e a faculdade de progredir. Sabemos também que podemos reencarnar ora em corpo masculino, ora em corpo feminino.

E, na atualidade?

Está gostando deste artigo? Deseja ler mais?

Por favor faça o login abaixo

Compartilhar
Topo
Ainda não tem conta? Cadastre-se AGORA!

Entre na sua conta

Cron Job Iniciado