pteneofrdeites
Artigo do Jornal: Jornal Abril 2019
Compartilhar -

A Rádio Espírita Melodias do Bem surge com a responsabilidade de levar aos ouvintes uma produção musical espírita de qualidade 24 horas por dia na web.

Convidamos o seu idealizador Joubert Soares para falar um pouco sobre o projeto:

 
Como surgiu a ideia de criar a Rádio Espírita Melodias do Bem?

Sou músico desde adolescente, sempre gostei muito de música, desde quando estava na igreja católica, nos anos 80. Quando iniciei na Doutrina Espírita, em 1993, fiquei muito entusiasmado com as músicas. Percebi rapidamente que havia muita gente boa criando obras maravilhosas. Então, comecei a colecionar CDs e na época fitas k7’s... Essas músicas me remetem a Jesus, me ajudam na transformação dos sentimentos, na reforma interior... Enfim, elas me conduzem a emoções indescritíveis! Foi como se encontrasse um tesouro, mas notei que poucos tinham acesso... Eu queria que mais pessoas sentissem a mesma emoção, e com o passar do tempo foi possível graças um canal, que oferece às pessoas a mesma emoção que eu sentia.

 

O que a Rádio oferece além das músicas espíritas? 

A programação é somente de música mesmo, o que não é pouco, pois é preciso fazer uma seleção rigorosa para entregar um produto de qualidade. Tem que conciliar letras com conteúdo doutrinário edificante, músicas com uma boa melodia, qualidade de produção. Agora, no site o ouvinte poderá encontrar vídeos e material com conteúdo doutrinário relativo à Arte, além de links para parceiros que têm bastante competência para fornecer material doutrinário adequado.

 

Fale sobre as parcerias.

São muito saudáveis. Cada uma delas tem uma especificidade dentro do movimento espírita e a ideia de juntar todas é a de justamente fazer uma sinergia com a Arte. 

As parcerias se ajudam, se complementam. O que a rádio está fazendo é juntar todas elas para que o ouvinte, que ainda desconhece, descubra o que o movimento espírita vem oferecendo nesse campo. As parcerias também ajudam a promover e divulgar a rádio. Faz a programação chegar a pessoas e lugares que seriam impensáveis.

 

A música espírita tem possibilidade de ser tocada nas rádios FM?

Atualmente, a qualidade que atingimos, está no mesmo nível profissional do mercado. Óbvio que muito se tem de andar ainda, mas já estamos num nível satisfatório de qualidade.

 

Existe por parte dos compositores, músicos e cantores o desejo de avançar além dos espaços espíritas?

Sim, tem muita gente promovendo eventos em teatros, praças, clubes e casas de shows. Sabemos que o centro espírita não é planejado para eventos desse porte, não possui estrutura, nem acústica adequadas para uma apresentação de qualidade.

Existe uma corrente que entende que a Arte Espírita não deveria sair dos muros da casa espírita, mas quando estão num teatro com condições adequadas (iluminação, som, cadeiras, ar condicionado, espaço...) a sensação é outra. Não devemos ter medo de avançar para outros espaços. Deus pode ser adorado em qualquer lugar.

 

Como o público analisa os diversos estilos musicais e os arranjos utilizados?

Vivemos num país com dimensões continentais. São diversos estilos. O público entende, respeita e gosta sim. Entende as diferenças regionais e é bem aberto para estilos.

 

Fale da sua experiência artística. 

Toco violão e canto nas atividades de evangelização na casa espírita em que frequento. 

A Rádio Espírita Melodias do Bem vai avançar com programas do gênero na sua grade de programação?

Sim, a partir do ano que vem, quando a rádio estiver no patamar que eu desejo para ela, existe a possibilidade de ter programas infantis, entrevistas, livros com estudos sobre Arte, cobertura de eventos e outras surpresas.

 

Qual o futuro da música espírita? 

Deixar de ser “música espírita”. Essa denominação, no momento, serve para sabermos que este “tipo” de música está sendo executada por espíritas ou ela é mediúnica ou tem conteúdo doutrinário em sua letra. Da mesma forma que as pessoas aceitarão a Doutrina Espírita como uma realidade em suas vidas, a música espírita será considerada simplesmente música.

Compartilhar
Topo
Ainda não tem conta? Cadastre-se AGORA!

Entre na sua conta

Cron Job Iniciado