Foi no Centro Espírita Allan Kardec, no bairro de Copacabana, Rio de Janeiro, quando designado para proferir uma palestra, nos anos 1970, que conheci Hilpert Viana. Por duas ou três vezes, na ocasião ele nos convidou, aproveitando a nossa estada em Brasília para reuniões zonais da FEB, a proferir palestras no Grupo Espírita Atualpa Barbosa Lima. Era realmente um companheiro muito querido.
Hilpert Viana nasceu no dia 24 de março de 1921, na cidade de Anchieta, Espírito Santo. Filho de Álvaro Dias Viana e Diana Doelinger Viana. Foi ex-combatente na Itália, durante a II Guerra Mundial, Delegado do Trabalho em Natal/RN, funcionário público do Supremo Tribunal Federal e aposentado quando exercia tarefas no Tribunal de Justiça do Distrito Federal, em Brasília.
Era casado com a senhora Lenira Pereira Viana, constituindo uma família de quatro filhos: Paulo de Tarso, César, Eduardo e Fernando.
Trabalhador incansável, conscientizado e responsável, dedicou grande parte de sua vida terrena, servindo à Doutrina Espírita. Desde a sua juventude, inclusive na Mocidade Espírita, proposta por Leopoldo Machado nos anos 1940, quando realizou no Rio de Janeiro a epopéia do I Congresso de Mocidades Espíritas do Brasil, em julho de 1948.
Residiu em Natal e em Belo Horizonte, onde prestou relevantes serviços à União Espírita Mineira, federativa daquele estado. Por força de suas funções no serviço público, em Brasília, fundou o Grupo Espírita Atualpa Barbosa Lima, um verdadeiro monumento da Doutrina, um dos maiores do Distrito Federal, fundado em 28 de outubro de 1960 e dotado de sede própria, num grande terreno. Hilpert Viana dirigiu o grupo por muitos anos, até o seu retorno à Vida Espiritual.
Lutou pela pureza da Doutrina Espírita, orientando todos os seus companheiros de trabalho no estudo da Codificação Kardequiana, em todos os seus aspectos, especialmente todas as sentenças evangélicas, que permanecem assinaladas de beleza e sabedoria ocultas e indispensáveis, tal qual nos sugeriu o Divino Mestre Jesus.
Não se pode medir a contribuição de trabalhos que ele deu à União Espírita Mineira, ao Centro Espírita Allan Kardec, no bairro de Copacabana, Rio de Janeiro e ao Grupo Espírita Atualpa Barbosa Lima, além de palestrante em diversas cidades do Brasil, como um grande divulgador do Espiritismo.
Indispensável é se meditar no trabalho promissor que ele realizou como um dos obreiros responsáveis, amigo de Jesus e de Allan Kardec e indistintamente de todos com que contatou. Rogamos aos Céus que o ampare sempre na nova jornada.