pteneofrdeites
Artigo do Jornal: Jornal Outubro 2019
Escrito por: Regina Lucia S. Martins
Compartilhar -

Dr. Roberto Silveira partiu para a pátria espiritual, em 7 de setembro de 2019. Amigo e grande trabalhador do Grupo Espírita Regeneração – Casa dos Benefícios, fundada por Dr. Adolfo Bezerra de Menezes em 18 de fevereiro de 1891.

Roberto Silveira nasceu na cidade de Presidente Bernardes – SP, a 16 de março de 1929. Ainda muito criança, veio para o Rio de Janeiro em virtude da revolução constitucionalista de 1932, quando o seu pai Dr. Jorge Silveira, pernambucano e único médico daquela cidade, foi alertado pelo padre local a se afastar das turbulências partindo com a família: a mãe, Odília de Mattos Silveira e uma irmã um ano mais nova. Mais tarde a família cresce com mais dois irmãos.

No Rio de Janeiro, estudou medicina na Universidade Federal Fluminense, escolhendo a especialidade de citopatologia. Trabalhou no antigo Iaptec, Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Empregados em Transportes e Cargas, antigo INSS, na Fundação Bela Lopes de Oliveira, onde estabeleceu seu Laboratório Citopatologista Roberto Silveira e como diretor durante muitos anos no Hospital Geral de Bonsucesso. Casou-se em 1958 com Sara Maria de Carvalho Silveira, com quem teve três filhos, Regina, Roberto e Rachel.

Nos anos 70, em virtude de doença sem diagnóstico preciso de sua esposa, encontrou no Espiritismo provas através da mediunidade do que estava se passando com a ela, bem como a sua cura. Iniciou a partir daí seu interesse em pesquisar os fenômenos e a filosofia espírita.

No meio espírita que começou a frequentar encontrou a antiga colega de trabalho do Iapetc, Dra. Leda Pereira Rocha na época, presidente do Regeneração. Começou então a frequentar aquela casa espírita, participando das reuniões públicas e ingressando paulatinamente nas atividades doutrinárias, vindo a fazer parte do Conselho do Regeneração e atuando como diretor em diversos mandatos.

Nesta mesma década, iniciou, concomitante às suas leituras espíritas, seus estudos na área de Psiquiatria, formando-se em mais uma especialidade cursada na Casa de Saúde Dr. Eiras, no ano de 1978.

A partir daí, passou a atuar no Grupo Espírita Regeneração, como médico psiquiatra atendendo, orientando, medicando sempre com o apoio do que costumava dizer ser fundamental para o processo de cura: a consulta, o passe, a frequência do paciente nas reuniões públicas e as indicações de seus nomes nas reuniões de desobsessão.

Foram mais de 40 anos de trabalho como psiquiatra no Grupo Regeneração. Publicou os livros: Agenda de um psiquiatra Espírita;Aqui e Acolá - a psiquiatria nos dois planos da vida;A Psiquiatria Iluminada; A Evolução de Adão – da Gênesis a Psiquiatria, em parceria com Jorge Damas Martins; A Minha Rosa Amarela;Ensaios de Evangelismo; As Cinco Vidas de Aurora; Minhas Memórias e Reflexões; Drogas e suas Consequências, em parceria com Oswaldo Moraes, João Alberto Pastana, Luiz Carlos Formiga;Um psiquiatra entre Dois Mundos; Ele Está Bem, Obrigado eO ‘Meu’ consultório Espírita - as Orientações de Chico Xavier.

Palestrante em muitas instituições espíritas e afins, sempre divulgando a medicina alternativa em base evangélica. Durante muitos anos mantinha aos domingos, o programa na rádio Rio de Janeiro: Agenda de um Psiquiatra Espírita. Seu trabalho como psiquiatra e espirita no Regeneração foi orientado espiritualmente por Dr. Bezerra de Menezes, Eurípedes Barsanulfo, Dr. Alcides de Castro e J. Maia através de mensagens recebidas pelo médium Francisco Cândido Xavier, quando participava das caravanas do Regeneração a Uberaba – MG, que periodicamente ocorriam por convite do Chico a Leda Rocha, sua grande amiga. Essas mensagens encontramos no seu último livro O ‘Meu’ Consultório Psiquiátrico – as orientações de Chico Xavier, Ed. Lachâtre.

Nos últimos anos de sua existência física, de 2016 a 2019, foi morar em Nogueira, distrito de Petrópolis – RJ, com seu o filho, e também seu médico, Roberto Silveira Filho. Lá, no pouco tempo que ficou, também atuou voluntariamente como médico psiquiatra.

1-1artigo
1-4artigo
1-3artigo
1-2artigo

Compartilhar
Topo
Ainda não tem conta? Cadastre-se AGORA!

Entre na sua conta