Suely Caldas Schubert, nasceu no berço da gema do Espiritismo no Brasil - Estado de Minas Gerais. Natural da cidade de Carangola, zona da mata mineira, em 9 de dezembro de 1938. Há muitos anos residia em Juiz de Fora/MG e após 10 dias de internação por Covid-19, na Santa Casa de Juiz de Fora, veio a desencarnar em 12 de maio de 2021.
Ainda adolescente, a mediunidade surgiu em sua vida, tornando-se médium de psicografia e psicofonia, conferencista renomada no Brasil e no exterior.
Pela Editora da Federação Espírita Brasileira lançou seus dois primeiros livros – Obsessão/Desobsessão: Profilaxia e Terapêutica (1981) e Testemunhos de Chico Xavier (1986).
Outros livros de sua autoria são O Semeador de Estrelas (1989), Ante os Tempos Novos (1996), ambos pela Editora LEAL; Mediunidade: Caminho para ser Feliz (1999), pela Editora Didier; e Transtornos Mentais (2001), pela Minas Editora.
Seu mais recente livro, Chico Xavier e Emmanuel – dores e glória, estava com lançamento previamente agendado e foi mantido para o dia 13 de maio, pela Federação Espírita Brasileira.
Em 1986, Suely fundou com um grupo de companheiros a Sociedade Espírita Joanna de Ângelis, em Juiz de Fora, da qual foi a primeira presidente e exerceu a vice-presidência até a sua desencarnação. Teve uma atividade intensa na Aliança Municipal Espírita dessa cidade, onde residia e foi diretora do Departamento de Mediunidade.
A família Correio Espírita se solidariza com seus familiares pela passagem de nossa querida irmã.