
TEXTO PARA COLUNA DE JORNAL - 22⁰ DA SÉRIE
Wilhelm Eduard Weber
Dirceu Machado
Wilhelm Eduard Weber nasceu a 24 de outubro de 1804, na cidade de Wittenberg, Alemanha, e desencarnou a 23 de junho de 1891, com 86 anos, na cidade de Göttingen, na antiga Prússia. Seu pai, Michael Weber, era professor de teologia e todos seus três filhos, inclusive Wilhem, o segundo filho, tinham aptidão para as ciências de um modo geral.
Com o fechamento da Universidade de Wittenberg, seu pai foi transferido para a cidade de Halle, em 1815, onde Wilhem passou a estudar no Orphan Asylum and Grammar School de Halle. Ao terminar seus estudos básicos, entrou para a Universidade de Halle onde se graduou em “Natural Philosophy”. Ele se distinguiu tanto em seus estudos que decidiu continuar até a obtenção do Doutorado. Posteriormente foi convidado a se tornar Professor Extraordinário na própria universidade.
CARREIRA
Em 1831, por recomendação do Prof. Carl Friedrich Gauss, foi contratado pela universidade de Göttingen como professor de Física, com 27 anos. Suas aulas eram muito apreciadas, instrutivas e sugestivas. Ele incentivava seus alunos a desenvolverem experimentos nos laboratórios da universidade, o que lhe valeu um grande prestígio. Quando ainda era estudante, aos 20 anos de idade, escreveu juntamente com seu irmão Ernst Heinrich Weber um livro sobre Teoria das Ondas e Fluidos, que foi muito apreciado pela crítica. Ernst, mais tarde, tornou-se professor de Anatomia na universidade de Leipzig. O assunto que mais interessava Weber era Acústica, e sobre este tema escreveu uma série de trabalhos científicos. Outro assunto que lhe interessou e que foi motivo de pesquisa juntamente com seu outro irmão, Eduard Weber, foi sobre o mecanismo de caminhar do ser humano.
Gauss e Weber construíram, em parceria, o primeiro telégrafo eletromagnético em 1833, ligando o Observatório Astronômico ao Instituto de Física de Göttingen.
Foram inúmeros e valiosos seus trabalhos de investigação sobre acústica, elasticidade dos corpos e indução eletromagnética. Weber foi considerado o precursor da teoria eletrônica ao afirmar, em 1871, que a corrente elétrica pode ser devida ao transporte de pequenas partículas elétricas. Em uma homenagem a Weber, foi dado o nome de weber (Wb) à Unidade de Medida do Fluxo magnético (SI).
PESQUISAS ESPÍRITAS
À época de Weber, vários cientistas haviam se dedicado a pesquisas relacionadas com as manifestações espirituais, bem como aos fenômenos mediúnicos de efeitos físicos. Era natural que também na Alemanha esse assunto levantasse a curiosidade dos pesquisadores. Um grupo bastante prestigiado se formou, tendo como integrantes Johann Karl Friedrich Zollner, professor de física e astronomia da Universidade de Leipzig e elaborador da hipótese da teoria sobre a quarta dimensão do espaço; Wilhelm Edward Weber, professor de Física e autor da doutrina da Vibração das Forças; Schneiber, matemático de renome da Universidade de Leipzig, e Gustav Friedrich Fechner, físico e filósofo na mesma universidade.
Este grupo publicou, em 1879, o resultado de suas pesquisas. Para eles tratava-se de uma Nova Ciência, baseada em outra classe de Fenômenos Físicos, provando a existência de um outro mundo de seres inteligentes.
Segundo a Profa. Dra. Eliane Moura Silva, do Departamento de História da Unicamp, os cientistas, liderados por Zollner, realizaram experiências com o famoso médium americano Henry Slade. Ocorreram materializações, levitações, aparições, psicografias de mensagens que foram meticulosamente observadas, descritas e estudadas. Submetidas a considerações teóricas, os fenômenos observados revelavam uma dimensão científica e verdadeira, como um dos elementos fundamentais para a construção da teoria do espaço em quarta dimensão e da sobrevivência espiritual.
Este foi mais um grupo que se formou para provar que os fenômenos eram forjados e acabaram por se render às evidências, demonstrando que ciência e espiritualidade podem caminhar juntas.