pteneofrdeites
Artigo do Jornal: Jornal Novembro 2019
Compartilhar -

Iniciando temporada de palestras em Niterói e São Gonçalo, Ivana Raisky esteve na tarde de quinta-feira, dia 3 de outubro de 2019, no Instituto Espírita Bezerra de Menezes - IEBM (Rua Coronel Gomes Machado, 140 - Centro, Niterói), quando abordou o tema "As Virtudes do Sermão da Montanha", para um público em torno de 90 pessoas.

Ivana começou por citar Mahatma Gandhi, que mencionou: "Se se perdesse todos os livros sacros da humanidade, e só se salvasse o Sermão da Montanha, nada estaria perdido”.

As bem-aventuranças são o início do Sermão do Monte (Mateus, 5:1-12), e é preciso adequar os ensinos de Jesus aos dias atuais. No sermão da Montanha Jesus nos ensina as atitudes comportamentais da sua doutrina.

Em O Livro dos Espíritos, somos informados de que Jesus é o tipo mais perfeito que Deus ofereceu ao homem, para servir-lhe de modelo e guia (pergunta 625).

Ivana Raisky, citando o Evangelho Segundo o Espiritismo, diz que Jesus não veio destruir a lei, isto é, a lei de Deus; veio cumpri-la, isto é, desenvolvê-la, dar-lhe o verdadeiro sentido e adaptá-la ao grau de adiantamento dos homens. Por isso, é que se nos depara, nessa lei, o princípio dos deveres para com Deus e para com o próximo, base de sua doutrina.

Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus. Como interpretar corretamente o que seja "pobre de espírito" ou "pobre em espírito"? Não devemos ver na expressão "pobres de espírito" um designativo pejorativo, pois o correto entendimento está em compreender as leis divinas e esforçar-se por obedecê-las.

Raisky citou a humildade como a primeira e grande virtude. Nada se inicia, se não pela humildade. Para alcançar as alturas de uma montanha é preciso começar da base, do chão, que é a terra. Somente depois se avança às alturas.

Para nos conhecermos a nós mesmos, é preciso humildade, pois é necessário encontrar dentro de nós as características mais primariamente humanas, as de maior materialidade em nosso mundo íntimo.

Ivana Raisky é trabalhadora da FEEGO – Federação Espírita do Estado de Goiás, tendo sido presidente de 2013 a 2016, coordenadora adjunta da área de Comunicação Social Espírita do Conselho Federativo Nacional da Federação Espírita Brasileira, coordenadora de Comunicação Social Espírita da Irradiação Espírita Cristã em Goiânia.

Foi uma tarde agradabilíssima, na qual muitos dos presentes, após a conferência, buscaram a expositora para agradecê-la pela oportunidade de conhecê-la, um abraço ou um autógrafo.

Compartilhar
Topo
Ainda não tem conta? Cadastre-se AGORA!

Entre na sua conta