pteneofrdeites
Artigo do Jornal: Jornal Maio 2019
Compartilhar -

Uma tarde-noite de muita alegria, reencontros e confraternização!

Assim foi o sábado de 30 de março de 2019, no Conselho Espírita do Estado do Rio de Janeiro - CEERJ (Rua dos Inválidos, 182, Centro), quando cerca de 80 pessoas comemoraram o aniversário de 22 anos da Casa de Emmanuel, dirigida por Sonia Maria Dias.

Recepcionados por Luciana Marins, que ao violão saudava a todos os convidados. Em seguida Lia Costa e João Gomes, interpretaram Ave Maria! Homenagem teatral com voluntários da casa e O Grupo Vozes de Emmanuel deram prosseguimento às comemorações, passando em seguida para o expositor Pierre Ferraz, que abordou o tema "A Arte de encontrar a medida certa de viver", durante 60 minutos.

O Coral da Congregação Espírita Francisco de Paula, com quase 40 integrantes, regido por André Raí foi destaque nas comemorações. Assim como Marisa Mendes que interpretou poemas de Rabindranath Tagore.

Em seguida foi servido um delicioso lanche com doces, salgados, refrigerantes e sucos, além dos parabéns.

Na Casa de Emmanuel, nem tudo é festa, pois a instituição passa por momentos de grandes dificuldades, pois estão sem teto, desde agosto de 2018.

Suas atividades estão limitadas à manutenção de estudos de O Livro dos Espíritos e O Evangelho segundo o Espiritismo, usando um play na Rua da Lapa, no centro.

Inicialmente, usavam a sala da casa da Sonia Maria Dias, depois alugaram um conjugado, onde os jovens sentavam no chão e em almofadas; finalmente passaram para um espaço maior no Catete.

No Catete, ficaram 11 anos em um espaço que comportava 40 a 50 pessoas, com sala de Passes, cozinha, área de serviço e uma copa... Dependendo da atividade, chegava até a 90 pessoas...

Assim, começaram a utilizar espaços alheios, através de aluguel e outros espaços gentilmente cedidos. 

A organização religiosa, segundo Sonia Dias, oferece os estudos da doutrina espírita, evangelização infantil, evangelização das famílias assistidas, reunião mediúnica, reunião de estudos das mediunidades, em que são orientados e estudados com os novos médiuns...

Realiza eventos voltados para ajudar sempre, sem fins lucrativos: Encontro de Casais Espíritas (mais de 25 anos de trabalho: somando Angra e Rio); Sinfonia de Corais; Ceia de Natal para 400 irmãos em situação de rua (há 25 anos); Auto de Natal (na maioria das vezes no Largo do Machado) ao ar livre — representação do Nascimento de Jesus com amadores, Música, Coral (há 25 anos também). O único meio de angariar recursos é um bazar anual, e contribuição mensal de alguns amigos.

Saíram do Catete pela impossibilidade de manter o alto aluguel, sem condições de negociação. Desde então, estão sem espaço. Os pertences da casa estão na residência de uma colaboradora e amiga, em Jacarepaguá. A cantora e compositora Luciana Marins gravou, recentemente, um CD, cujos direitos são destinados à compra de uma casa...

Pessoal, como vimos, a Casa Emmanuel está precisando de muita ajuda. Os corações generosos que desejarem colaborar, favor entrar em contato com Sônia Maria Dias - Telefone 99029-8417.

Compartilhar
Topo
Ainda não tem conta? Cadastre-se AGORA!

Entre na sua conta

Cron Job Iniciado