ptenfrdeites
Artigo do Jornal: Jornal Junho 2017
Compartilhe

Três médiuns de psicopictografia fizeram da arte da pintura mediúnica no Rio de Janeiro momentos de grandes emoções.

Maria Gertrudes (MG), Florêncio Anton (BA) e Layrton Vargas (RJ), intérpretes dos grandes pintores mostraram toda a beleza de telas ricamente produzidas.

O Correio Espírita acompanhou a médium Maria Gertrudes, em sua última apresentação no Rio de Janeiro, quando no dia 12 de abril de 2017 esteve no Teatro Vannucci (Shopping da Gávea) quando depois de passar por algumas casas espíritas produzindo diversas telas, encerrava sua temporada carioca, ministrando palestra onde falou de seu primeiro contato com a pintura mediúnica e com o seu mentor Joseph Turner que a orienta neste trabalho. Falou ainda do trabalho desenvolvido na Fundação Espírita Jerônimo Mendonça em Ituiutaba (MG), além de sua produção literária.

Já no dia 14, o médium Florêncio Anton (BA) iniciava sua temporada no Conselho Espírita do Estado do Rio de Janeiro (CEERJ) na rua dos Inválidos, 182, centro, quando produziu oito telas de pintores consagrados.

No sábado, dia 15 de abril, acompanhamos o trabalho do médium Layrton Vargas, na Casa de Frei Fabiano à rua Rio Grande do Sul, 8 a 10, no Méier, quando foram produzidas 13 telas.

Todo este trabalho tem como objetivo, mostrar que a vida continua e, com o produto da venda das telas, assistir instituições espíritas na manutenção de suas atividades.

Popularmente conhecido como pintura mediúnica, o ato de transmitir visualmente uma mensagem, como forma de arte, tem o nome de psicopictografia.

Embora algumas pessoas (até mesmo espíritas) acreditam que essa forma de comunicação é recente, a pintura mediúnica já foi prevista e explicada pelo próprio Allan Kardec no Livro dos Médiuns em 1861. Eis o que Allan Kardec disse sobre o tema no capítulo XVI do livro: “(são médiuns pintores ou desenhistas) os que pintam ou desenham sob a influência dos Espíritos. Falamos dos que obtêm trabalhos sérios, visto não se poder dar esse nome a certos médiuns que Espíritos zombeteiros levam a fazer coisas grotescas, que desabonariam o mais atrasado estudante”.

As pinturas mediúnicas são muito populares e assim a procura por obras psicográficas é muito grande.

Compartilhar
Topo
Ainda não tem conta? Cadastre-se AGORA!

Entre na sua conta