Colaboração Roberto Lúcio
Aconteceu no final de semana, nos dias 5, 6 e 7 de maio, no Conselho Espírita do Estado do Rio de Janeiro - CEERJ (Rua dos Inválidos, 182, Centro, Rio de Janeiro) a Reunião Ordinária da Comissão Regional Sul do Conselho Federativo Nacional da Federação Espírita Brasileira.
Com a presença, além do conselho do CEERJ e de vários dos diretores da FEB, inclusive, seu presidente, a mesa que dirigiu os trabalhos teve a participação de Alexandre Pereira (CEERJ), Jorge Godinho e Marta Antunes de Moura (FEB), Julia Nezú (USE-SP), Nélida Esther Fregossi Gonzales (FEC-SC), Gabriel Nogueira Salum (FERGS), Darlene Maria Gonçalves Batista Cavalcante (FEMS), Adriano Lino Greca (FEP-PR), Henrique Kemper Borges Júnior (UEM-MG) e Anyela Nuñez (Federação Espírita Uruguaia). Todos os representantes se fizeram acompanhar de suas respectivas caravanas, o que contabilizou a presença de cerca de 200 pessoas, a cada dia de reuniões.
No primeiro dia de reunião, após a apresentação musical da Camerata Espírita do Rio de Janeiro, harmonizando o ambiente com belas músicas espíritas, Christiane Drux, diretora da Área de Comunicação Social Espírita do CEERJ deu as boas vindas aos participantes e cada um dos componentes da mesa se apresentou falando da satisfação de suas presenças no evento.
O dia seguinte começou com uma visita aos lugares históricos do Rio de Janeiro, locais que trazem boas lembranças ao Espiritismo, inclusive a sede seccional da FEB na Avenida Passos, 30, recebidos pela Diretora da FEB Regina Lúcia de Souza Barbosa Rodrigues.
No encerramento, domingo, foram debatidos as campanhas regionais em andamento, buscando tornar cada vez mais conhecido os postulados da Doutrina Espírita, no propósito de colaborar no esclarecimento às famílias, neste momento de grandes apreensões.
Foi debatido assuntos atuais com ênfase aos grandes problemas do momento, como o suicídio, que, infelizmente cresce de forma preocupante, a mídia que tem propagado notícias que trazem uma grande apreensão a todos os lares, como o game Blue Whale (Baleia Azul, em português), a série 13 Reasons Why? (Os 13 Porquês, em tradução livre).
Um outro assunto que foi discutido com grande preocupação foi a violência e o assédio de espíritos que trabalham pela expansão das trevas em nosso orbe, como citou Jorge Godinho, presidente da FEB, falando do chamado de Bezerra de Menezes para que sejamos "resistência", termo este utilizado em combates militares e que representa a postura esperada dos grupos espíritas neste momento de transição planetária.
Ao encerrar o evento foi lida mensagem do espírito Nestor João Masotti, ex-presidente da FEB, desencarnado em setembro de 2014, em que destacamos alguns trechos:
(...) Nestes tempos em que somos testados à prática das lições fundamentadas nos preceitos Cristãos, não podemos deixar espaço para a falência das ações no Movimento Espírita.
A união que nos é pedida e que é salutar ao ideal da prática da Doutrina dos Espíritos, é imprescindível, e sua sustentação começa em nossas ações. Todos firmados pelo esforço, pelo desafio de vencermos o homem velho, cheio de dúvidas entre o bom e o mau, para o homem novo, aquele que será reconhecido pela prática do amor como pré-ação na contribuição que temos a dar para o Movimento Espírita no Brasil. (...)
O próximo encontro anual será realizado em São Paulo, em 2018.