pteneofrdeites

Sobre o autor

Iris Sinoti

Iris Sinoti

Compartilhar -

É no misterioso momento do meio-dia da vida que acontece o nascimento da morte.” Carl Gustav Jung

A transição da vida começa no momento que nascemos. Viver é lidar com as subidas e descidas, desenvolver-se e definhar e, diante desse processo que transitamos, podemos perceber que para muitos o desejo de viver é intenso, enquanto alguns outros, mesmo que inconscientemente, alimentam uma pulsão de morte, muito bem estudada pela psicanálise nas Pulsões de Eros e Tânatos.

Podemos ver isso claramente no comportamento das pessoas nesse momento que nos encontramos, pois enquanto alguns poucos vivem o distanciamento social e cumprem da melhor forma possível os cuidados sanitários recomendados pelas organizações de saúde, outros expõem-se totalmente, mesmo acreditando que não correm perigo, colocando além das próprias a vida de outras pessoas em risco. É triste pensar que sacrificar um momento de prazer em prol do coletivo ainda é tão difícil para alguns.

Eu diria que não aproveitar esse momento para fazer profundas reflexões sobre nossas crenças, valores e comportamento ético é um verdadeiro desperdício, como se fosse a escolha da morte ainda em vida. É fundamental entendermos que só é possível permanecer vivo, no sentido profundo do significado de estar vivo, aquele que se disponha a morrer com a vida, ou seja, compreender que em todo momento a vida nos pede parte da vida que ela nos ofereceu: transmutação, é isso. Muitas coisas e atitudes precisam morrer em nós para que a vida se manifeste em plenitude.

Precisamos estar preparados para não desperdiçarmos esse momento de crise, pois a oportunidade de transformação que ela carrega pode não ficar disponível por um longo tempo, e como seres em constante transição precisamos passar desse estado para um outro, precisamos morrer para a maneira como estávamos vivendo nossas vidas e nascer para uma condição nova de estar e ser na vida. A vida não muda, somos nós que precisamos mudar.

Está gostando deste artigo? Deseja ler mais?

Por favor faça o login abaixo

Compartilhar
Topo
Ainda não tem conta? Cadastre-se AGORA!

Entre na sua conta