pteneofrdeites
Artigo do Jornal: Jornal Maio 2013

Sobre o autor

Ângela Delou

Ângela Delou

Compartilhar -
::cck::181::/cck::
::introtext::::/introtext::
::fulltext::

mulheresYoani Sánchez

   A corajosa jornalista cubana Yoani Sánchez responsável pelo blog "Generación Y", com o qual ganhou fama mundialmente, continua revelando para o mundo as condições restritas de vida do povo cubano, principalmente, das mulheres.

Há pouco tempo iniciou uma viagem pelo mundo, sendo o Brasil sua primeira parada. Em fevereiro diante da Torre da Liberdade, em Miami, na Flórida, cidade americana que abriga milhares de exilados cubanos que fugiram do regime político autoritário da ilha de Cuba, nas décadas de 1960 e 70, Yoani convocou o povo de seu país reafirmando seu posicionamento político para a união de todos os seus irmãos de pátria visando um futuro melhor para todos, onde haja, para os cidadãos, respeito e liberdade de pensar e se expressar.

Malala Yousafzai

   Autora do blog "Diário de uma estudante paquistanesa", a jovem Malala atualmente mora na Inglaterra, na cidade de Birmingham, onde se recuperou de um atentado sofrido na província de Swat, no Paquistão, no início de outubro de 2012. Dois homens do Talibã invadiram o ônibus escolar que transportava Malala e seus colegas para casa, atiraram e atingiram sua cabeça e peito. A menina correu risco de morte, mas sua recuperação foi rápida e surpreendeu o mundo.

   Em 2009, com apenas 11 anos, tornou-se conhecida ao denunciar as medidas autoritárias do Talibã, grupo fundamentalista religioso, que fechou e explodiu inúmeras escolas para mulheres no Paquistão, proibindo estudantes do sexo feminino de estudar e punindo severamente quem desobedecesse suas ordens.

   Em 2012 Malala foi indicada para o Prêmio Nobel da Paz, sendo a mais jovem personalidade a ser indicada ao prêmio de tamanha importância mundial.

  Malala Yousafzai está escrevendo um livro onde conta, além da sua história, a de aproximadamente 61 milhões de crianças paquistanesas, sem acesso à educação. Seu objetivo é que meninos e meninas possam estudar e dessa forma construir no Paquistão uma vida próspera e com respeito aos direitos humanos.

Millicent Fawcett

   Fundadora, em 1926, da Sociedade de Londres para Serviço das Mulheres, uma forma de recolher documentos importantes a respeito do direito ao voto feminino, saúde, educação, emprego, família, lar, sexualidade, enfim, documentos reconhecidos pela UNESCO, registrando as mudanças sociais e políticas na vida das mulheres, desde o século XIX.

  A Biblioteca das Mulheres, como ficou conhecida, chegou a ser ameaçada de fechamento. Hoje contém a mais antiga coleção especializada da Europa e, em 40 anos, mudou de lugar pelo menos quatro vezes. O acervo possui cerca de 60 mil livros, mais de 3 mil periódicos e aproximadamente 500 arquivos pessoais e de organizações mostrando a evolução dos direitos da mulher na Inglaterra.

   Na lista de raridades estão um texto de 1695, que defende a educação formal para as mulheres e a primeira edição de "A vindication of de rights of woman" (A Defesa dos Direitos da Mulher), de Mary Wollstonecraft. Além da biografia da ex-primeira ministra Margaret Thatcher, desencarnada recentemente e conhecida mundialmente por conduzir, com firmeza e coragem, a política britânica recebendo por isto o codinome "A dama de ferro."

Célia Garcia Delou

   Trabalhadora espírita com mais de 40 anos de dedicação aos irmãos atendidos pelo Serviço de Assistência Social Espírita do Grupo Espírita Fabiano, no subúrbio do Méier, Rio de Janeiro.

   Começou cedo sua luta, mais precisamente aos 16 anos, pois por ser a mais velha da família grande e pobre, ajudou a criar os irmãos, sendo por esta razão, reconhecida, amada e respeitada.

   Casada por mais de 60 anos, quando jovem, deixou um bom emprego para cuidar dos filhos pequenos.

  No dia 12 de abril, aos 85 anos, retornou serenamente à pátria espiritual. Com metástase óssea e pulmonar fazendo tratamento de quimioterapia, uma oral e outra injetável não sentia nenhuma dor. E não sentia mesmo, pois não há como esconder. Esta é uma prova da assistência espiritual dos bons espíritos, resultado de sua meritória folha de trabalho realizado na atual existência terrena.

   Queridos amigos leitores, permitam-me homenagear minha mãe e dessa forma agradecê-la e homenagear todas as mães pela passagem do importante Dia das Mães, comemorado no Brasil, no segundo domingo de maio.

   Peço, carinhosamente, que Maria de Nazaré, nossa Mãezinha Santíssima possa abençoar, nesta oportunidade, todas as mães e todos os filhos! E parabéns às mãezinhas que com seu amor discreto e enorme contribuem imensamente para a construção de um mundo melhor! Muita paz!

::/fulltext:: ::cck::181::/cck::
Compartilhar
Topo Cron Job Iniciado