pteneofrdeites
Artigo do Jornal: Jornal Junho 2013

Sobre o autor

Ângela Delou

Ângela Delou

Compartilhar -
Angelina-Jolie    Não é nada fácil lidar com a possibilidade de se ter um câncer. Teoricamente tudo está bem, mas quem já passou por isso, como eu e tantas outras pessoas que conhecemos sabem muito bem do que estou falando. Não é simples!
    A linda e talentosa atriz Angelina Jolie, aos 37 anos, fez uma opção difícil, com certeza. Em carta publicada no jornal americano The New York Times ela revelou que sua decisão de se submeter a uma dupla mastectomia preventiva foi para minimizar o risco de ter câncer de mama. Sua mãe, Marcheline Bertrand, lutou durante 10 anos contra tumores malignos nas mamas e nos ovários. Desencarnou em 2007, aos 56 anos.
    A avó materna de Angelina, Lois June, também teve câncer e faleceu em 1973, aos 45 anos. Para a atriz o risco de contrair câncer de mama ou ovário como essas duas parentes próximas (avó e mãe) é maior.
    Mãe de seis filhos, em seu depoimento, diz que eles sempre perguntavam se o mesmo que aconteceu com a avó poderia acontecer com ela. Sua resposta era que "não deviam se preocupar", mas afirma que tem um gene "defeituoso", o BRCA1, o qual eleva em muito o risco de contrair essas mesmas doenças.
    A preocupação maior de Angelina é que os filhos não ficassem órfãos de mãe. Disse também: "Eles sabem que farei qualquer coisa para ficar com eles o maior tempo possível."

O câncer de mama:
    O câncer de mama ainda mata mais de 450.000 mulheres por ano no mundo, sendo 13.000 delas no Brasil. Anualmente, 1,5 milhão de mulheres em todo o mundo recebem o diagnóstico da doença, sendo 53.000 de brasileiras. O exame de sangue para identificar mutações genéticas custa cerca de R$ 7.000,00.
    Quanto mais cedo o diagnóstico, as chances de cura são maiores. Hoje 80 % dos tumores malignos da mama são diagnosticados em estágio inicial. Há quarenta anos, 60% dos casos, eram encontrados em fase de metástase, declarou à Revista Veja o Dr. Guilherme Garcia, diretor da Sociedade Brasileira de Mastologia.
    A realização de exames periódicos como a mamografia anual para mulheres a partir dos 40 anos possibilita diagnósticos que aumentam as possibilidades de cura.

A Doutrina Espírita explica o câncer:
   Cada um de nós é o construtor de sua vida. Podemos ser saudáveis ou não, dependendo de nossas escolhas. O passado determina o presente, como o presente determinará o futuro dentro da lei de causa e efeito. O resultado de nossas ações fica impresso no perispírito (do grego peri = em torno de), psicossoma ou corpo espiritual. É o laço que prende o espírito ao corpo. É o esboço sobre o qual se modela o corpo humano. Esse corpo fluídico é indestrutível. Não se dissolve na morte e registra inúmeras alterações de nossas sucessivas existências.
    Cada célula de nosso organismo está ligada a esse molde fluídico. Nele ficam gravadas as conquistas da alma, assim como as consequências de nossos desatinos. É o princípio de identidade física e moral da vivência do espírito. Assim se explica o câncer. As doenças marcadas no código genético têm uma causa anterior. Entretanto, muitos desregramentos provocam o câncer, como é o caso dos fumantes, que tem mais probabilidade de contrair câncer de pulmão assim como os "fumantes indiretos" que com eles convivem.
    A doença é sempre um recurso de aprendizado, dentro da Pedagogia Divina. Pode ser também uma escolha do próprio espírito para seu crescimento espiritual.

As doenças e a cura:
    A Medicina vem fazendo grandes progressos para a cura da doença. Entretanto sua plena cura acontecerá com a elevação moral da sociedade; é a conhecida reforma íntima, pois se as doenças são fruto de nossa imperfeição moral, quanto mais o espírito se eleva mais saudável será.
    Através do estudo da Doutrina Espírita iremos encontrando as respostas necessárias aos nossos questionamentos em relação a todos os assuntos da vida.
    Lembremos sempre que o Amor de Deus, é imenso e misericordioso e que em todos os instantes da vida, principalmente nas duras provas, esse Amor se multiplica e se derrama em bênçãos de luz e conforto espiritual para seus amados filhos.
Compartilhar
Topo Cron Job Iniciado