pteneofrdeites

Sobre o autor

Ângela Delou

Ângela Delou

Compartilhar -
vector-girl-wallpapers 24121 1280x800Movimento de mulheres em São Gonçalo – Você conhece?

Cada vez mais a sociedade civil se organiza numa rede de solidariedade como um “exército de formiguinhas” visando contribuir para a construção de um mundo melhor. A comunidade se mobiliza de várias formas para o socorro material, psicológico e espiritual dos menos favorecidos. Ações solidárias são promovidas, mas nem sempre essas organizações conseguem visibilidade na sociedade.
Por essa razão queremos saber se vocês, amigas e amigos leitores, conhecem o MMSG.
O Movimento de Mulheres de São Gonçalo – MMSG é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1989. Atua nos municípios de São Gonçalo, Niterói e Araruama em defesa dos direitos das mulheres, em todas as formas de desigualdades e discriminações: sexo, etnia/raça, religião e classe social.

História
São Gonçalo é a segunda cidade mais populosa do estado do Rio de Janeiro e a 16ª mais populosa do País. O município de São Gonçalo integra a região metropolitana do Rio de Janeiro.
No século XVI a região onde hoje está São Gonçalo era habitada pelos índios tupinambás, especialmente na ilha de Itaoca. O nobre português Gonçalo Gonçalves recebeu a sesmaria do governador da Capitania do Rio de Janeiro, com o compromisso de erguer uma igreja e fazer prosperar a região. Construiu uma capela com o nome do santo de sua devoção - São Gonçalo do Amarante. Presume-se que o local tenha sido onde hoje está a Igreja Matriz de São Gonçalo, no bairro Zé Garoto. Esse seria o marco-zero da Cidade. A sede da ONG está localizada no bairro do Zé Garoto.

Trabalhando pelo bem do próximo
Às vezes ouvimos pessoas dizerem que querem “salvar o mundo”. Mas a forma mais adequada é olhar para quem está mais próximo e fazer efetivamente algo de maneira pacífica, contínua e organizada. Assim surgiu o MMSG. É muito bom saber que há um grupo de mulheres comprometidas com a melhoria da comunidade onde vivem.
O Movimento de Mulheres de São Gonçalo desenvolve importantes projetos. O NEACA é o Núcleo Especial de Atendimento à Criança e ao Adolescente Vítimas de Violência Doméstica e Sexual de São Gonçalo. Entre as ações desenvolvidas se destacam a realização de atendimentos, oficinas, palestras, cursos e a participação nos conselhos.

NEACA e NACA
O NEACA conta com uma equipe de 30 profissionais entre psicólogos, assistentes sociais, pedagogos, educadores, advogados, estagiários e professores que prestam serviços gratuitos às crianças, adolescentes e seus familiares. O MMSG mantém também o NACA – Núcleo de Atenção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Maus Tratos em São Gonçalo, com pólos em Niterói e Araruama. A ONG desenvolve também ações de assistência às pessoas que convivem com HIV/AIDS.

Metas
O MMSG está empenhado na campanha “SG de mãos dadas pelo fim da violência contra a mulher”. O próximo passo será a inauguração imediata da Casa Abrigo para as mulheres vítimas de violência. Faz parte do plano de ação um maior investimento da formação profissional e na empregabilidade das mulheres e no fortalecimento do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.
A ONG realiza diversas palestras sobre: a Lei Maria da Penha, violação de direitos, acolhimento institucional, violência contra criança e adolescente, agravo na vida da criança e do adolescente vítimas de violência doméstica e outras. Muitas são as ações para ampliar a conscientização e participação da sociedade assegurando igualdade de direitos aos homens e mulheres.

A família e a sociedade
A infância é o período mais importante na vida do espírito. Se a experiência familiar for acolhedora e alegre a criança crescerá segura e certamente será um adulto com conhecimentos e vivências que irão contribuir para a construção de um mundo melhor. Mas quando a família adoece e vitima aqueles a quem deveria cuidar, a sociedade precisa ajudar.

Caminhos
Vivemos um grande desafio na sociedade. É o momento de nos associarmos, homens e mulheres nessa transformação para uma sociedade mais humana e mais justa. Há muitos caminhos. Apresentamos um deles. Para conhecer o MMSG sugerimos acessar o site www.movimentomulheressg.com.br e agendar uma visita. Mãos à obra!

Compartilhar
Topo Cron Job Iniciado