pteneofrdeites

Sobre o autor

Fabiano Henrique

Fabiano Henrique

Compartilhar -

A Assessoria de Comunicação da Cooperativa Cultural dos Esperantistas anunciou a remessa de mais um pacote de livros de esperanto. A instituição contemplada foi a Biblioteca Pública Epiphâneo Dória, de Aracaju. Ao todo, 56 entidades brasileiras e estrangeiras receberam doações da Cooperativa, desde julho de 2001. A iniciativa faz parte da campanha O Esperanto nas Bibliotecas.

 

 

O presidente da Associação Universal de Esperanto foi entrevistado pelo maior jornal do Japão. O diário Asahi Shimbun estampou extensa matéria na segunda página com o líder esperantista Renato Corsetti. Temas como a finalidade e o atual desenvolvimento do esperanto foram abordados na reportagem. A entrevista fez parte da coluna Personalidades. O jornal Asahi Shimbun tem tiragem de oito milhões de exemplares, o que o coloca entre os maiores do mundo.

Foi confirmado para o dia 18/03 o Encontro de Esperanto do Vale do Paraíba. O evento ocorrerá na cidade paulista de Guaratinguetá. Personalidades do meio esperantista nacional asseguraram presença. O local do encontro será o Centro de Convivência da Terceira Idade Terra das Garças, situado na Rua Júlio Nogueira, 110. Outras informações no site www.easp.org.br.

A Liga Argentina de Esperanto anunciou o lançamento da edição de número 28 da revista Argentina Esperanto-Vento. Escrita nas línguas internacional e espanhola, a revista pode ser lida pela Internet, no endereço www.esperanto.org.ar.

Os esperantistas agora voltaram a contar com um dicionário completo da língua internacional na internet. Foi reinaugurado o site Reta Vortaro. O endereço do site é www.reta-vortaro.de.

O estudante brasileiro Lucas Vignoli Reis apresentou palestra em esperanto, na França. O tema da preleção foi Brasil: país das diversidades natural e cultural. As atividades ocorreram na cidade de Toulouse, no dia 02/02, sob a coordenação do Centro Cultural Esperantista. Houve tradução simultânea do esperanto para a língua francesa.

O mercado editorial esperantista cresceu no ano passado. Segundo a revista La Ondo de Esperanto, foram publicadas duzentas e quatro obras em e sobre o idioma neutro em todo o mundo. O resultado é cerca de 22% superior ao de 2005. No total, imprimiram-se 30.078 páginas por 114 editoras. A maior parte das publicações trata de assuntos ligados ao ensino da língua. A Polônia aparece em primeiro lugar, com 31 novos títulos. O Brasil figura em sétimo lugar, com dez lançamentos, a maioria dos quais publicada pela Editora Lorenz, do Rio de Janeiro.

A febre dos sites de relacionamento chegou ao meio esperantista. Após o sucesso das comunidades ligadas ao esperanto no Orkut, foi criada a página Amikumu. A nova homepage é toda escrita na língua internacional e objetiva aproximar esperantistas de todo o mundo. Segundo o idealizador do projeto, o norte-americano Chuck Smith, somente na primeira semana de funcionamento, 220 pessoas se inscreveram. O endereço da página é www.amikumu.com.

O movimento esperantista japonês receberá uma doação de um milhão de ienes. A notícia foi publicada no 20/01, no jornal Mainichi Shimbun, da cidade de Kansai. Segundo a nota, o esperantista Takeuti Yosikazu, falecido recentemente, consignou em testamento o desejo de doar a quantia à liga local de esperanto. Em atendimento ao disposto no documento, a família anunciou a entrega da importância, que corresponde a cerca de 176 mil reais.

Esperantistas de vários países criaram a Associação de Amigos da Fazenda Bona Espero. Situada no Estado de Goiás, a propriedade destina-se a receber visitantes e promover iniciativas educacionais junto à comunidade local. A nova entidade tem como meta arrecadar fundos para a manutenção das atividades e recrutar voluntários que falem o esperanto para trabalhar com os alunos. A Associação de Amigos da Fazenda Bona Espero tem sede na França e é presidida pela esperantista Ewa Scourzice. Contatos pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Entre 19 e 25 de fevereiro acontece a Semana da Amizade Internacional. O evento objetiva divulgar ideais de paz e fraternidade, além de tornar o esperanto mais conhecido. Diversas cidades de todo o planeta realizam atividades comemorativas. Neste ano, as mais destacadas são Leuven, na Bélgica, e Trieste, na Itália. Haverá também atos públicos em regiões do Japão, Ucrânia, Lituânia e Croácia.

Quatrocentos alunos inscreveram-se para o curso de esperanto da Universidade de Hanói, no Vietnã. Os números representam um recorde histórico em nível mundial. As aulas começaram no dia 13/01, na Faculdade de Letras. Hanói prepara-se para sediar o Congresso Internacional da Juventude Esperantista, em julho. O curso é o resultado da cooperação entre a Associação de Esperanto do Vietnã e a Organização Local da Juventude Universitária. O idealizador das aulas é o reitor da universidade, o professor Nguyen Van Loi, também diretor da associação esperantista daquele país.

Chegou às livrarias a mais nova edição da Bíblia em esperanto. A publicação foi feita por uma comissão ecumênica, liderada pela União Católico-esperantista Internacional e pela Liga Internacional Cristã-esperantista. O Antigo Testamento foi integralmente traduzido por Lázaro Luiz Zamenhof, enquanto uma banca de catedráticos encarregou-se de verter o Novo para a língua internacional. A Bíblia em esperanto está sendo vendida por 20 euros e pode ser encomendada pelo site www.uea.org.

Um grupo de esperantistas realizou um passeio ecológico na Fazenda Esperanto. O imóvel pertence à Cooperativa Cultural dos Esperantistas e está localizado no bairro de Bangu, em área remanescente de Mata Atlântica. A vista ocorreu na manhã 07/01. Os visitantes ficaram impressionados com a diversidade da flora nativa e o potencial turístico do local. A propriedade, inicialmente concebida para funcionar como hotel-fazenda, foi palco de eventos esperantistas até meados da década de 80. A atual direção da Cooperativa Cultural dos Esperantistas pretende promover o uso sustentável, realizando caminhadas ecológicas, encontros de esperanto e retomando a produção de flores, especiarias e hortaliças.

O site esperantista de notícias Libera Folio teve número recorde de visitantes. Segundo as estatísticas do mês de dezembro, mais de 95 mil pessoas acessaram a página. O resultado foi considerado o mais expressivo desde a criação do portal. Outras informações no endereço www.liberafolio.org

Compartilhar
Topo Cron Job Iniciado