pteneofrdeites
Artigo do Jornal: Jornal Dezembro 2018

Sobre o autor

Fabiano Henrique

Fabiano Henrique

Compartilhar -

A Legião da Boa Vontade publicou em esperanto o artigo Como Evitar o Suicídio. O texto apresenta informações para identificar quando alguém tem tendências a desejar e buscar o fim da vida física. Em seguida, indica medidas a serem tomadas para auxiliar a quem necessite de apoio. Toda a dinâmica, baseada no Mandamento Novo de Jesus (Amai-vos como eu vos amei), é centrada no pensamento do fundador da entidade, o radialista Alziro Zarur, que afirmava que “o suicídio não resolve as angústias de ninguém”.

Filme triste, que me fez chorar...

Um filme no Youtube tem levado inúmeros esperantistas às lágrimas mundo afora. O vídeo mostra a extinção da Associação de Esperanto de Linz, no norte da Áustria. A entidade funcionou entre 25 de maio de 1946 e 13 de junho deste ano. O apresentador, Oliver Kim, começa apresentando as instalações, a biblioteca e o mobiliário. A seguir, aponta como principal motivo para o encerramento das atividades o baixo número de associados, o que impossibilitou até a escolha de um novo presidente. Ao final, justifica a decisão dizendo que nos dias de hoje, as pessoas preferem o movimento virtual. A sala foi devolvida à Rede Ferroviária Austríaca. Parte do acervo, de aproximadamente mil e quinhentos livros, foi doada ao Museu do Esperanto de Viena. O restante foi remetido à Associação Esperantista Checa.


Palestra internacional na Cooperativa Esperantista


O escritor e livreiro-editor checo Petr Chrdle palestrou na Cooperativa Cultural dos Esperantistas, no dia 21 de novembro. O expositor é dono da Kava-Pech, uma das mais importantes editoras especializadas em livros em e sobre o esperanto. Ele tratou do atual mercado editorial esperantista, além de falar da história de sua empresa. A palestra foi transmitida ao vivo, direto da República Checa. Ao final, os espectadores fizeram perguntas. O evento fez parte do projeto Uma Janela para o Mundo.

 

Nova edição de podcast em esperanto

 

Está na internet mais uma edição do podcast Rádio Esperanto. O programa foi gravado, editado e publicado no último dia 20. A produção e a apresentação são de responsabilidade do casal russo Aleksander Korĵenkov e Halina Gorecka, diretores da revista La Ondo de Esperanto e da editora Sezonoj. Notícias, crônicas e músicas são as atrações deste mês.

 

Congresso Mexicano de Esperanto foi um sucesso

 

Entre 16 e 19 de novembro aconteceu o Congresso Mexicano de Esperanto. As atividades tiveram lugar no Centro Universitário de Serviços de Benemérita Universidade Autônoma de Puebla, na região central do México. O objetivo dos organizadores foi realizar um evento de nível internacional, para congregar esperantistas de diversos países. A meta foi devidamente alcançada. Aulas, palestras, passeios e apresentações artísticas fizeram parte do programa.

 

Professor carioca lança método de esperanto

 

A Editora Baraúna comercializa o livro Komenca Esperanto - por Baza Kurso, do professor Azuil Vasconcellos. Trata-se de um método elementar, com lições distinguem-se faladas integralmente na Língua Internacional neutra. Para atingir o objetivo, o escritor estimula a criatividade dos instrutores. A obra tem duzentas e cinco páginas e pode ser encomendada diretamente ao editor, no endereço www.editorabarauna.com.br.

 

Um giro pelo movimento esperantista:

 

* O brasileiro Fernando Maia Junior participou do Dia de Portas Abertas da Associação Universal de Esperanto, ocorrido no em 10 de novembro, em Roterdã, na Holanda.

* No mesmo dia aconteceu mais um concurso da Liga Internacional de Radioamadores Esperantistas.

* A Liga Escoteira de Esperanto completou cem anos de existência.

* O aplicativo da rede social esperantista Amikumu vem fazendo sucesso na App Store e no Google Play.

* Entre os dias 26 e 28 de novembro, um grupo de Esperantistas participou da Conferência Poliglota, em Liubliana, na Eslovênia.

* A Federação Espírita Brasileira lançou a versão em audiolivro de O Evangelho segundo o Espiritismo, em esperanto.

* De dois a quatro de novembro ocorreu em Changzhou, na China, a Conferência Comum do Grupo Esperantista Internacional de Comércio e Economia.

Compartilhar
Topo Cron Job Iniciado