pteneofrdeites
Artigo do Jornal: Jornal Outubro 2017

Sobre o autor

Fabiano Henrique

Fabiano Henrique

Compartilhar -

O maestro Flávio Fonseca lançou o blog Brazila Kolekto. Trata-se de um repositório letras de músicas brasileiras vertidas para o esperanto. De acordo com o músico, a cada semana o conteúdo será atualizado. Todas as versões são corrigidas do ponto de vista linguístico e métrico. O endereço é www.brazilakolekto.blogspot.com .

Movimento esperantista revigorado no sul fluminense

Notícias vindas de Três Rios, no centro-sul fluminense, dão conta de que o movimento esperantista local está revigorado. O professor Jorge Linck está ensinando o esperanto a crianças de uma escola pública da região. Há alguns dias, Linck palestrou em uma turma do Instituto de Educação.

Nova edição de revista para jovens

Está na internet a edição deste mês da revista Kontakto. O órgão informativo da Organização Mundial da Juventude Esperantista traz como destaque de capa o artigo “Dinheiro: uma língua neutra?”. De acordo com o redator, o brasileiro Rogener Pavinski, declarou que pela extensão do texto, a matéria continuará no próximo número. Kontakto pode ser baixado e lido pelo assinantes no endereço www.uea.org/revuoj.

Astronomia na programação de congresso esperantista

Entre os dias 12 e 15 de outubro acontece o Congresso Catalão de Esperanto. As atividades vão ocorrer em Àger. Entre os destaques da programação está a palestra sobre astronomia, com o professor israelense Amri Wandel. Haverá também passeios, cursos e apresentações artísticas.

Escritores esperantistas reúnem-se na Croácia

Entre os dias 15 e 17 de setembro aconteceu em Hraščina, no norte da Croácia, o Encontro de Escritores e Tradutores Esperantistas. O evento homenageou o criador do idioma, o médico Lázaro Luís Zamenhof. Foram apresentadas obras dos autores Mauro Nervi e István Ertl. A Academia Esperantista de Letras promoveu sua reunião de diretoria.

Trabalhadora do esperanto retorna ao Plano Espiritual

Faleceu no dia 31 de agosto a esperantista Elma do Nascimento, de 86 anos. Jornalista de profissão, entrou para a Cooperativa Cultural dos Esperantistas em 1965, de lá não mais saindo. Ensinou o esperanto durante décadas. No começo dos anos 90, publicou o livro infantil “O poneizinho mágico”, que ganhou versão em esperanto, intitulada “La Magia Ĉevaleto”. Em 2003 organizou a edição da coletânea Ne nur idealistoj, sed ankaŭ instruistoj, contendo ensaios e artigos de professores do idioma. Elma do Nascimento tinha também dotes musicais. Cantava e tocava piano, chegando a lançar o CD “Mi kantas Esperante”, de 2013. Não foi divulgada a causa mortis, embora a professora estivesse doente há algum tempo.

Um giro pelo movimento esperantista:

* O acervo da revista Monato está disponível para leitura www.monato.net.

* Mais de 50 mil internautas se matricularam, desde outubro do ano passado, no curso de esperanto, em castelhano, oferecido pelo site Duolinguo.

* Foi criado um grupo de esperanto em Bristol, na Inglaterra.

* O Museu Nacional da Áustria disponibilizou na internet todas as obras publicadas por Zamenhof até 1930.

Compartilhar
Topo Cron Job Iniciado