pteneofrdeites
Artigo do Jornal: Jornal Dezembro 2017

Sobre o autor

Fabiano Henrique

Fabiano Henrique

Compartilhar -

       O belga Rakoen Maertens discursou em nome da Associação Universal de Esperanto (UEA), durante a última Conferência Geral da UNESCO. A sessão ocorreu no dia seis de novembro, no plenário da entidade, em Paris. Apenas vinte organizações não-governamentais tiveram acesso à tribuna.

       O esperantista iniciou tratando da importância da comunicação para os trabalhos da UNESCO. Ao enfatizar que a busca do entendimento comum para a solução de problemas é a base da ação desse tipo de organismo internacional, o tribuno pontuou que o quadro atual apresenta barreiras que praticamente inviabilizam qualquer iniciativa. O uso majoritário de uma língua nacional específica representa, na prática, a perpetuação da desigualdade entre os povos. Nesse sentido, destacou-se a luta da UEA para a igualdade linguística e cultural, consubstanciada na publicação da revista oficial da UNESCO em esperanto.

       Ao final, Maertens convidou a todos para a solenidade de encerramento do Ano de Zamenhof, a realizar-se em 11 de dezembro, na sede daquele órgão das Nações Unidas, na capital francesa.


Nova versão de famoso navegador disponível em esperanto

       A mais nova versão do navegador Mozilla Firefox está disponível também em esperanto. A notícia foi divulgada no dia 16 de novembro, pela Mozilla Foundation.

       O Firefox Quantum representa a total reelaboração do famoso aplicativo, conhecido no meio esperantista como Fajrefokso ou Fajrovulpo. Na prática, está duas vezes mais rápido que seu antecessor, utilizando 30% menos de memória que seu principal concorrente, o Google Chrome.

       Há cerca de uma década, uma equipe internacional realiza trabalhos para traduzir e atualizar o conteúdo do programa para a Língua Internacional Neutra. Ao longo desse tempo, foram criadas extensões e um vocabulário, para refinamento de comandos e pesquisas na internet. Entre os membros desse time está o uruguaio Eduardo Trapani.

       Para baixar o Firefox Quantum em esperanto, basta acessar o site www.mozilla.org/eo.

 

Palestra sobre o esperanto no CEERJ

“A construção de um mundo melhor através do esperanto, por meio da internet”. Esse é o tema da palestra a ser realizada pelo expositor Jailton Pinheiro, do site Espiritismo Ponto Net. A reunião acontecerá neste sábado, dia 25, às dez da manhã. O local será o auditório do CEERJ, Conselho Espírita do Estado do Rio de Janeiro, situado na Rua dos Inválidos, 182, no Centro da Capital Fluminense.

 

Réveillon esperantista no Ceará

O movimento esperantista vai promover um evento internacional na virada do ano (http://bit.ly/2A2SJcU). Entre os dias 29 de dezembro e primeiro de janeiro, acontecerá a nona edição do Encontro de Ano Novo (http://www.bit.ly/2018nova). As atividades terão lugar na Eco Aldeia Flecha da Mata, localizada em Canoa Quebrada, no litoral leste do Ceará. Esperam-se participantes de vários Estados do Brasil, e mesmo de outros países. A realização é de responsabilidade da BEJO (Organização da Juventude Esperantista Brasileira).

 

Esperanto inspira a criação de ONG na Alemanha

Foi criada na Alemanha uma organização não-governamental com nome em esperanto. Trata-se da Bonveno (boas-vindas). A instituição atua no auxílio a refugiados, bem como a perseguidos políticos, raciais ou religiosos. O objetivo social é realizado pela operação de instalações para acomodação e atendimento a esses grupos na cidade de Göttingen, (Gotinga, no português europeu), situada no noroeste alemão. A escolha da denominação na Língua Internacional Neutra não foi ao acaso. A ONG é sediada na mesma região de Herzberg, a mundialmente conhecida como “a cidade do esperanto”.

 

Poloneses e alemães organizam evento para a juventude esperantista

Entre os dias 26 de dezembro e dois de janeiro, acontecerá em Estetino, cidade localizada no noroeste da Polônia, mais uma Semana da Juventude Esperantista (http://jes.pej.pl/jes2017/). O tema das atividades é “Não obrigar, mas instigar”. A programação prevê oficinas de música, teatro e cinema, bem como passeios, palestras e debates. Os cantores Martin Wiese, Jonny M, Kim Henriksen e Melono farão apresentações especiais. O gramático Bertilo Wennergren fará um seminário linguístico. O evento é organizado pelas juventudes esperantistas polaca e alemã.

 

Um giro pelo movimento esperantista

O francês Quentin Weber-Seban é o novo assessor de assuntos externos da Organização Mundial da Juventude Esperantista (TEJO).

  • Letras de sucessos de Roberto Carlos, traduzidas para o esperanto, são o destaque da semana no site Brazila Kolekto.
  • A Associação Universal de Esperanto está à procura de redatores para o site Esperanto.net.
  • Foi criada na rede social Google Plus a comunidade Esperanto-foto Internacia.
  • Entre os dias 26 de dezembro e dois de janeiro, acontecerá em Estetino, cidade localizada no noroeste da Polônia, mais uma Semana da Juventude Esperantista.
Compartilhar
Topo Cron Job Iniciado