pteneofrdeites
Artigo do Jornal: Jornal Janeiro 2017

Sobre o autor

Fabiano Henrique

Fabiano Henrique

Compartilhar -

Professor neozelandês eleito “O Esperantista do Ano

A revista russa La Ondo de Esperanto elegeu o professor neozelandês Stefan MacGill “O Esperantista do Ano”. A escolha foi anunciada no dia 15 dezembro, por um júri internacional. De acordo com a revista, MacGill venceu por seu trabalho de divulgação de noticias do movimento e pela implantação dos Seminários Para Maturação de Ativistas. O laureado é vice-presidente da Associação Universal de Esperanto e ex-presidente da Liga Internacional de Professores de Esperanto.

Homenagem ao criador do esperanto na Câmara Municipal do Rio

O criador do esperanto foi homenageado na Câmara Municipal do Rio de Janeiro. No dia sete de dezembro, ocorreu uma solenidade em memória a Lázaro Luís Zamenhof. Durante o evento foi conferido o Prêmio Zamenhof de Cultura ao comunicador Givanildo Costa. Em seguida, houve um momento de confraternização, com sorteio de brindes. Ao final, deu-se o pré-lançamento do livro “Esperanto através das Cores”, de autoria do professor e advogado Helder Lopes.

Aulas de esperanto na Universidade de Varsóvia

A Universidade de Varsóvia, na Polônia, vai dar aulas de esperanto. O curso, a ser ministrado pelo professor húngaro Szilva Szabolcs, será aberto a alunos e à comunidade em geral. A primeira turma será aberta no primeiro semestre de 2017.

LBV lança livro digital em esperanto

A Legião da Boa Vontade anunciou o lançamento da edição digital do livro Meditadoj el la Animo. A obra, escrita pelo jornalista José de Paiva Netto, foi publicada em 2003, sob o título Reflexões da Alma, logo alcançando sucesso comercial. Em 2011, apareceu em esperanto, em tradução do médico Paulo Sérgio Viana. Desde então, tem recebido críticas favoráveis, em diversas revistas do mundo. Meditadoj el la Animo contém textos que conduzem o leitor à meditação e à solução dos problemas que afligem o ser humano.

Aplicativo de palavras-cruzadas em esperanto

Esperantistas fãs de palavras-cruzadas não vão perder esta oportunidade. Foi lançado o jogo WordCrex, disponível para usuários de iPhone e iPad. Vários jogadores podem disputar os jogos ao mesmo tempo. De acordo com os desenvolvedores, o aplicativo contempla mais de 40 idiomas. O WordCrex pode ser baixado na App Store.

Novos rumos para a arte esperantista

Os espanhóis Miguel Fernández Martín e Miguel Gutiérrez Adúriz são os novos coordenadores dos Concursos de Artes da Associação Universal de Esperanto. A dupla entra no lugar da italiana Michela Lipari e do britânico Humphrey Tonkin. O primeiro desafio é promover o certame no próximo ano.

Um giro pelo movimento esperantista:

       Disponível na rede o mais recente programa da Radio Esperanto.

       No dia 16 de dezembro ocorreu a Festa de Zamenhof, na Cooperativa Cultural dos Esperantistas.

       Foi renovado o estatuto da Associação Universal de Esperanto.

       Comemorações pelo Dia do Esperanto aconteceram em Kaunas, na Lituânia.  

Compartilhar
Topo Cron Job Iniciado