pteneofrdeites
Artigo do Jornal: Jornal Julho 2016

Sobre o autor

Fabiano Henrique

Fabiano Henrique

Compartilhar -

Faleceu no início da madrugada de seis de junho o esperantista Cleto Galvão da Silva. O corpo foi velado e sepultado no Cemitério de Taguatinga. Nascido em 1935, Cleto Galvão era aposentado da Polícia Militar do Distrito Federal. Participou da fundação do Taguatinga Esperanto-Klubo. Recentemente foi empossado Tesoureiro da Liga Brasileira de Esperanto.

Lançado canal de clipes infantis em esperanto

Foi lançado no YouTube o canal Babelo Filmoj. Trata-se de um espaço virtual para a veiculação de filmes infantis musicais em esperanto. O mais novo clipe disponível é intitulado Dek bovinoj (https://youtu.be/gh9w7QpyQtY). A iniciativa partiu de um grupo de esperantistas espanhóis, como um dos projetos programados para o Seminário de Maturação de Ativistas, a realizar-se no âmbito do próximo congresso de esperanto daquele país.

No inverno da vida, escritor presenteia o público

O escritor Floriano Pessoa lançou o livro Vintra Rikolto. O título, em português, significa Colheita de Inverno. A obra reúne artigos sobre o esperanto e seu movimento, com recordações sobre os 50 anos de experiências do autor no meio esperantista. No dia 24 de junho ocorreu a noite de autógrafos, com palestra sobre o tema. O local foi a Cooperativa Cultural dos Esperantistas, situada na Avenida Treze de maio, 47 – sobreloja 208, no Centro do Rio de Janeiro.

Filme com legendas em esperanto em cinema carioca

Um filme com legendas em esperanto será exibido em um cinema carioca. No dia 23 de julho, o Ponto Cine, localizado no Guadalupe Shopping, apresentará a película Eu estava lá. Trata-se de um misto de documentário e drama, sobre a vida do médico José Corsino Filho, internado aos 12 anos em colônias para portadores de hanseníase. A sessão está marcada para as dez da manhã. Ao final, o autor fará palestra sobre o tema. Haverá também divulgação do esperanto. Eu estava lá foi dirigido por Abelardo de Carvalho, com tradução de Givanildo Costa para a Língua Internacional Neutra. O Guadalupe Shopping está situado na Estrada do Camboatá, número 2300, em Guadalupe.

Música, arte e consolação em programa em esperanto da Rádio Rio de Janeiro

Está disponível na internet a edição de junho do programa La Konsolanto, da Rádio Rio de Janeiro. A atração, inteiramente falada na Língua Internacional Neutra, traz como destaque uma entrevista com o maestro colombiano Alfredo Aragón. Música e poesia também fazem parte desta audição. Na parte doutrinária, prosseguem os comentários sobre a Introdução de O Livro dos Espíritos, de Allan Kardec. La Konsolanto é veiculado exclusivamente pela rede mundial de computadores, podendo ser ouvido gratuitamente pelo site www.radioriodejaneiro.am.br.

Tanzânia vai sediar o Sexto Congresso Africano de Esperanto

Está marcado para acontecer entre os dias 24 e 31 de dezembro o Sexto Congresso Africano de Esperanto. As atividades terão lugar no norte da Tanzânia. O evento é organizado pela Comissão Africana da Associação Universal de Esperanto. Foi criado um fundo de auxílio para custear viagens de esperantistas de diversas partes do continente. Detalhes no endereço www.esperanto-afriko.org.

Novo aplicativo ensina esperanto para usuários de Android

O Instituto Internacional de Esperanto lançou um aplicativo para o ensino da Língua Internacional Neutra. O método é baseado no livro Esperanto per rekta metodo, do jornalista eslovaco Stano Marček. O aluno aprenderá de modo intuitivo as regras do idioma. Sem o uso de línguas nacionais, o conteúdo é apresentado por meio de figuras e sons tornado o processo leve e interessante. O programa é voltado para usuários de Android, e está disponível gratuitamente no Google Play.

Encontro semanal de esperanto em Belo Horizonte

Todas as quintas acontece um encontro semanal de esperanto em Belo Horizonte. As atividades têm lugar no SESC Palladium, às seis da tarde. O endereço é Rua Tupinambás, 956, no Centro de Belo Horizonte. Detalhes pelo telefone (31) 3270-8100.

Esperanto na Bienal 2017

O esperanto estará presente na Bienal Internacional do Livro de 2017. Informação nesse sentido foi dada pelo presidente da Associação Esperantista do Rio de Janeiro, o professor Márcio Santos. Campanha para o aluguel de um estande foi anunciada no final do mês passado. Em nota publicada na internet, a direção da entidade declarou que toda a renda obtida a partir da venda do livro Baza kurso de Esperanto, do professor Fernando Pita, será revertida para o projeto.

Um giro pelo movimento esperantista

  • A cada domingo vai ao ar o programa em esperanto da Rádio Frei, de Erfurt, na Alemanha.

  • A Rádio 3ZZZ, de Melbourne, na Austrália, transmite semanalmente um programa em Esperanto.

  • Quatrocentas mil pessoas já aprenderam esperanto pelo site e aplicativo Duolinguo.

  • Está na internet a mais nova versão da Gramática Completa de Esperanto (PMEG), de autoria de Bertilo Wennergren.

  • O programa Espiritismo-Evangelho-Esperanto, apresentado por Elmir dos Santos Lima, pode ser ouvido a qualquer momento na internet, no site da Rádio Rio de Janeiro.

  • A revista russa La Ondo de Esperanto começou a publicar suas edições eletrônicas no formato ePub, para tablets e leitores de livros virtuais.

  • Entre os dias 16 e 23 de julho ocorrerá em Nitra, no oeste da Eslováquia, o Congresso Católico de Esperanto.

  • O movimento esperantista participou do 10º Festival de Teatro da Turquia.

  • Entre 26 e 28 de agosto, acontecerá o 11º Encontro Venezuelano de Esperanto.

  • Um compacto com da palestra do professor Mark Fettes é o destaque do programa Esperanto, la Lingvo de Frateco de maio.

  • Chegou ao mercado a empresa esperantista Reto Nova, dos empresários brasileiros Fabrício Valle e Paulo Lima.

Compartilhar
Topo Cron Job Iniciado