pteneofrdeites
Artigo do Jornal: Jornal Agosto 2016

Sobre o autor

Fabiano Henrique

Fabiano Henrique

Compartilhar -

       O esperanto serviu de inspiração para mais um estabelecimento comercial no Rio de Janeiro. Em Campo Grande, na zona oeste da cidade, funciona o restaurante Bongustega. Em tradução livre, o título significa delicioso. Trata-se de uma lanchonete especializada em crepes e tapiocas. Numa das paredes há um painel explicando a origem e o significado do nome. Esperantistas têm frequentado o local, divulgando pelas redes sociais fotos das instalações e dos pratos servidos. O Bongustega localiza-se na Rua Professor Gonçalves, número 43, em Campo Grande, no Rio de Janeiro.

 

Cidade do Esperanto completa dez anos

       Há dez anos, o município de Herzberg am Harz, localizado no centro da Alemanha, passou a oficialmente a se chamar “A cidade do Esperanto”. Em onze de julho de 2016, a Câmara Municipal aprovou lei adotando a nomenclatura, em razão da força do movimento esperantista da região. A decisão passou a viger no dia seguinte, atraindo a atenção do mundo. Para comemorar o jubileu, a prefeitura promoveu, no último fim de semana, uma programação festiva. Compareceram pessoas de várias cidades, não só da Alemanha, como de países próximos. Inúmeras foram as mensagens de congratulações recebidas pelas autoridades locais. 

 

Concurso de filmes em esperanto

       A Rádio Internacional da China lançou mais uma edição do concurso de filmes de curta-metragem em esperanto. O tema do certame é Teo kaj Amo (Chá e amor). Pessoas de todo o mundo podem participar. A data-limite para envio do material é 30 de novembro. A cerimônia de premiação ocorrerá em abril de 2017, na cidade de Hangzhou. O regulamento está disponível no site www.esperanto.cri.cn.

 

Notícias do mundo em esperanto na rede

       Foi lançado o site Tutmonda Taglibro (Diário Mundial). Trata-se de uma página com as principais notícias mundiais, traduzidas para o esperanto. O objetivo é exercitar a escrita e a leitura na Língua Internacional Neutra. O material é organizado pelo esperantista brasileiro Paulo César Pires. O endereço é www.redaktejo.wordpress.com.

 

Campanha divulga o esperanto na imprensa internacional

       A Associação Universal de Esperanto mantém uma campanha permanente para divulgar o idioma na mídia. O principal objetivo da iniciativa é mostrar à imprensa mundial a experiência dos esperantistas, que, há mais de um século, realizam anualmente eventos de caráter global, sem a necessidade de tradutores. Uma equipe de voluntários redige, traduz e envia os textos a inúmeros órgãos, em vários países. Os resultados da campanha podem ser vistos no site www.gazetaro.org.

 

Vinte e três anos de bons serviços à causa esperantista

       O Taguatinga Esperanto-klubo completou 23 anos de atividades. Uma atividade festiva aconteceu na tarde de 16 de julho, reunindo associados e amigos. Taguatinga é uma cidade-satélite, localizada nos arredores de Brasília. O movimento esperantista local é um dos mais ativos do País, tendo revelado trabalhadores de valor, em nível nacional e internacional. O comunicador Givanildo Costa é uma das pessoas que têm o nome ligado à história da instituição.

 

Evento mundial na cidade do esperanto

       Herzberg, na região da Alemanha, recebeu, entre 16 e 23 de julho, o Congresso Anual da Associação Apátrida Mundial (SAT). O evento aconteceu na chamada "cidade do esperanto". Os debates tiveram como temas assuntos políticos, sociais e culturais. A programação artística contou com nomes consagrados no meio esperantista, como o cantor alemão Ralph Glomp e os atores George Handzlik e Sasha Filipovic.

 

Oportunidade para fãs de palavras-cruzadas

       Esperantistas fãs de palavras-cruzadas não podem perder esta oportunidade. Foi lançado o jogo WordCrex, disponível para usuários de iPhone e iPad. Vários jogadores podem disputar os jogos ao mesmo tempo. De acordo com os desenvolvedores, o aplicativo contempla mais de 40 idiomas. O WordCrex pode ser baixado na App Store.

 

Aplicativo de ensino de esperanto é sucesso entre usuários de Android

       Passou de mil o número de internautas que baixaram o aplicativo para ensino da Língua Internacional Neutra, criado pelo Instituto Internacional de Esperanto. A notícia foi divulgada em Haia, na Holanda, no início do mês. O programa, desenvolvido pelo professor eslovaco Stano Marček, é voltado para usuários de Android. O curso segue o chamado "método direto", no qual as lições são inteiramente dadas em esperanto. O Brasil encabeça a lista de países que mais acessam o app. Em seguida aparecem Estados Unidos, Hungria e Coréia do Sul. O material está disponível para download gratuito no Google Play.

 

Um giro pelo movimento esperantista:

 

* Foi lançada a nova edição do livro La danĝera lingvo (A Língua Perigosa), de Ulrich Lins.

* Entre 16 e 23 de julho aconteceu em Nitra, na Eslováquia, o Congresso de Católicos Esperantistas.

* A Editora Lorenz lançou mais uma edição do informativo Komunikoj.

* Os novos programas em esperanto da Rádio Rio de Janeiro vêm recebendo elogios de internautas de diversos países.

* O filme Eu estava lá, de José Corsino Filho, foi exibido com legendas em esperanto no dia 23 de julho, no Guadalupe Shopping.

* Esperantistas chineses comemoraram o Dia do Esperanto, em 16 de julho, em uma praça da cidade de Xiyuan.

* A Liga Brasileira de Esperanto retomou as doações de livros a bibliotecas.

Compartilhar
Topo Cron Job Iniciado