pteneofrdeites
Artigo do Jornal: Jornal Maio 2016

Sobre o autor

Fabiano Henrique

Fabiano Henrique

Compartilhar -

       Os novos programas em esperanto da Rádio Rio de Janeiro foram tema de palestra na Região Serrana Fluminense. Nos dias 24 e 26 deste mês, aconteceu em Petrópolis, o evento BEL-Konferencoj.

       Na ocasião, o radialista Fabiano Henrique mostrou ao público as novas produções esperantistas da Emissora da Fraternidade. Para a maioria dos espectadores, este foi o primeiro contato com La Konsolanto e Esperanto, la Lingvo de Frateco. A plateia ficou admirada com a dinâmica, o conteúdo e a maneira inovadora de apresentação das novas atrações.

       A Rádio Rio de Janeiro transmite cinco programas sobre o esperanto. Trata-se da emissora particular que mais apoia a Língua Internacional neutra em todo o mundo.

Trabalhador do esperanto retorna ao plano espiritual

Retornou à Pátria Espiritual o esperantista francês Michel Duc Goninaz, de 82 anos. O passamento se deu no dia 26 de março. Goninaz era filólogo. Entre seus principais feitos no meio esperantista destaca-se o trabalho na redação do PIV (Novo Dicionário Completo Ilustrado). Em 2002, a revista russa La Ondo de Esperanto elegeu-o “O Esperantista do Ano”. 

Encontro Espírita-esperantista na Capital Fluminense

“O Esperanto e a Lei de Progresso”: esse foi o tema do 8º Encontro Espírita-esperantista do 17º Conselho Espírita de Unificação do CEERJ. O assunto foi abordado pelo palestrante Zózimo Costa. O evento teve lugar dia 20 de março, nas dependências do Centro Espirita Luz e Caridade, em Olaria.

Congresso Católico de Esperanto na Eslováquia

Entre os dias 16 e 23 de julho ocorrerá o Congresso Católico de Esperanto. O evento terá lugar em Nitra, na região oeste da Eslováquia. O tema das discussões será “A Face da Misericórdia”. A programação consistirá de palestras, missas, passeios e atividades artísticas.

Brasileiro deixa a revista mais importante do mundo esperantista

       Com a matéria de capa intitulada O Esperanto também é um fenômeno econômico, entrou em circulação o número de abril da revista Esperanto. A edição deste mês é a última sob a redação do brasileiro Fabrício Valle.

       Pelas redes sociais, internautas de todo o mundo agradeceram e elogiaram o empenho do jornalista à frente do mais importante órgão da imprensa esperantista mundial.

       No cargo desde outubro de 2013, Valle promoveu um trabalho reformulação gráfica e editorial no periódico. Novas seções foram criadas e os textos procuraram enfatizar a necessidade de engajamento dos leitores na difusão do idioma.

       

No ar a primeira emissora esperantista da África

Está no ar a primeira emissora de rádio esperantista africana. Trata-se da Aminda Radio Esperanto, de Madagascar. A programação é renovada semanalmente. A iniciativa é de Henriel Fidilalao. As transmissões são feitas pela internet.

Curso de esperanto no Sul Fluminense

Começou no dia seis de abril mais um curso gratuito de esperanto no Sul Fluminense. As aulas acontecem às quartas-feiras, às 8h30, nas dependências do Centro de Prevenção à Saúde do Idoso, da Associação de Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda. O endereço é Rua 535, número 835, no Bairro Nossa Senhora das Graças. Inscrições no local, ou pelo telefone (24) 2102-0902. As lições serão ministradas pelo professor Alberto Flores, criador do termo “Esperantoterapia”. 

Encontro esperantista na Venezuela

Entre 26 e 28 de agosto, acontecerá o 11º Encontro Venezuelano de Esperanto. As atividades terão lugar em Mérida, no oeste do país. A programação será composta de palestras, aulas, passeios e apresentações artísticas.

Sangue jovem no próximo Congresso Universal de Esperanto

O próximo Congresso Universal de Esperanto deverá ser marcado pela jovialidade. Informação nesse sentido foi divulgada pela Juventude Esperantista da Eslováquia, país onde o evento terá lugar, entre 23 e 30 de julho deste ano. De acordo com a nota, isso se deve à forte presença de jovens na comissão organizadora. A programação terá um toque mais informal, com atividades turísticas, gastronômicas, esportivas e artísticas.

Um giro pelo movimento esperantista

  • A Legião da Boa Vontade lançou uma corrente de preces em esperanto pelas vítimas dos ataques terroristas ocorridos em Bruxelas.
  • Começam os cursos de esperanto do Conselho Espírita do Estado do Rio de Janeiro.
  • A editora Mondial, de Nova York, publicou o livro Perversaj Rilatoj (Relações por versos), do escritor inglês Victor Sadler.
  • A gravadora francesa Vinilkosmo iniciou campanha de pré-lançamento do CD JoMo Okcitanas.
  • Foi criado o site humorístico Ridejo, localizado no endereço www.ridejo.ikso.net.
  • Jovens do Rio de Janeiro criaram o grupo KAREJO (Organização da Juventude Esperantista Carioca).
  • De 17 a 21 de abril ocorrerá a Quarta Feira do Livro Esperantista de Niterói.
  • O livro Saluton, samideano, de autoria de Aloísio Sartorato, está à venda na livraria da Associação Universal de Esperanto.
  • O jornal O Sol Nascente publica mensalmente a coluna O Esperanto em Marcha.
  • A Legião da Boa Vontade divulga, em esperanto, suas atividades por meio do portal www.bonavolo.com.
  • Marcadores de páginas com propaganda do esperanto estão sendo distribuídos gratuitamente no Rio de Janeiro.
Compartilhar
Topo Cron Job Iniciado