pteneofrdeites
Artigo do Jornal: Jornal Janeiro 2017

Sobre o autor

Dirceu Machado

Dirceu Machado

Compartilhar -

Colaboração Alfredo Lufe

Retornou à Pátria Espiritual no último dia vinte de novembro do corrente ano, no hospital West Door, em Campo Grande, na cidade do Rio de Janeiro, a irmã, Sandra de Oliveira de Souza, presidente da Ação Cristã Vicente Moretti (ACVM).

A ACVM é uma Instituição filantrópica, sem fins lucrativos, que tem por objetivo o atendimento às pessoas portadoras de necessidades especiais, declaradas em estado de abandono, de baixa renda e em situação de risco social.

Fundada por iniciativa do saudoso Aurino Costa, em 24 de junho de 1961, está localizada na Rua Maravilha, nº 308, em Bangu, no Rio de Janeiro.

Sandra conheceu o fundador da ACVM no final dos anos cinquenta, quando estudantes visitavam Aurino, que, a esta época, residia em um quarto nas dependências do Grêmio de Propaganda Espírita Luz e Amor. Em verdade, essas visitas serviram para aproximar Sandra da Instituição que mais tarde viria a ser fundada.

Desde a fundação da ACVM, Sandra, de uma maneira ou de outra, sempre esteve envolvida com os trabalhos e serviços que eram realizados na Instituição. Sem medir esforços, renunciando aos prazeres materiais, sacrificando, até mesmo, o convívio de sua família, nunca deixou de estar presente no dia a dia da Vicente Moretti.

Comandou a Ação Cristã Vicente Moretti por mais de três mandatos, sendo admirada e querida pelos funcionários, diretores, voluntários e principalmente pelos internos.

Durante esses mais de quarenta anos de verdadeira paixão pela ACVM, essa guerreira ainda conseguia encontrar tempo e participar ativamente de outra importante obra social: a “Casa de Assistência Yvone Pereira” (CAYP), criada pelo seu saudoso pai, Orlando Amaral de Souza, onde são desenvolvidas diversas atividades de promoção social, atendendo crianças, adolescentes e familiares em risco social. Neste projeto, Sandra dividia a administração com outra grande trabalhadora, Eunice Rodrigues.

Como se não bastasse os feitos já citados dessa valorosa trabalhadora do Cristo, Sandra ainda participou, nesta existência, juntamente com o seu pai e outros trabalhadores, da fundação da “Casa Espírita Amigos do Bem”, onde são desenvolvidas inúmeras atividades sociais, além da distribuição de cestas básicas, estudos doutrinários e evangelização.

Não poderíamos deixar de ressaltar o apoio incondicional, por mais de quarenta anos, do seu esposo, Otávio, homem de extremo valor, que sempre esteve ao seu lado, encorajando-a nas lutas.

O sepultamento da nossa irmã, Sandra, ocorreu no dia vinte e um de novembro, no cemitério Jardim da Saudade, em Paciência, com a presença de familiares, funcionários da ACVM e inúmeros amigos.

Filha do casal Orlando Garcia do Amaral e Amélia do Amaral, ela deixou dois filhos, Wladimir e Jessica; dois netos, Manuela e Pedro; e o cônjuge, Otávio de Oliveira. Deixa ainda um indiscutível legado de muito trabalho, renúncia e amor ao próximo.

Com a desencarnação da Guerreira, a Ação Cristã Vicente Moretti, conforme deliberado em Assembleia Geral Extraordinária, passa a ser presidida por Ivone Fraga Oliveira.

Compartilhar
Topo Cron Job Iniciado