Correio Espírita

Desdobramento Mediúnico e outros fenômenos psíquicos

AddThis Social Bookmark Button

 

Na tarefa espírita o desdobramento objetiva a realização de atividade nobre, instrutiva, a observação da vida no Além.

Os fenômenos psíquicos são os anímicos e os mediúnicos. Nos anímicos - telepatia, clarividência, regressão de memória, leitura do pensamento e outros -, o agente produtor é o espírito encarnado, em estado de transe; nos mediúnicos, as manifestações são induzidas pelos espíritos utilizando as energias psíquicas do médium. Aglutinadas ambas as faculdades desencadeiam os fenômenos medianímicos, amplamente tratados pela ciência do espírito.

Como subsídio para melhor compreensão do fenômeno de saída do corpo - um dos temas dessa publicação - vamos à pergunta 425 de Kardec em O livro dos espíritos:

"O sonambulismo natural tem alguma relação com os sonhos? Como explicá-lo?"

A resposta:

"É um estado de independência do espírito, mais completo do que no sonho, estado em que maior amplitude adquire suas faculdades. A alma tem então percepções de que não dispõe no sonho, que é um estado de sonambulismo imperfeito. No sonambulismo, o espírito está na posse plena de si mesmo. Os órgãos materiais, achando-se de certa forma em estado de catalepsia, deixam de receber as impressões exteriores."

No texto de número 455, Parte 2ª, capítulo VIII, 12º parágrafo Kardec assevera:

"Pelos fenômenos do sonambulismo, quer natural, quer magnético, a Providência nos dá a prova irrecusável da existência e da independência da alma, e nos faz assistir ao sublime espetáculo da sua emancipação. Abre-nos, dessa maneira, o livro do nosso destino."

Tais fatos são próprios da natureza humana e seus efeitos bastante noticiados desde o advento do homem. A História é rica de episódios no gênero.

A lamentar, no entanto, que a divulgação de fenômenos psíquicos ocorridos apenas com um solitário e anônimo médium, não repercuta com igual intensidade como as publicações de consagrados pesquisadores. Isso porque o sensitivo raramente os revela, quando muito, limita-se a breve comentário no ambiente familiar. Em conseqüência, ficam relegados importantes inventários da natureza transcendental da ação dos espíritos sobre o homem. Ademais, a divulgação seletiva desses fenômenos contribui para a mudança do pensamento materialista e para a ampliação da bibliografia pertinente.

O escritor Dante Labbate, envolvido há muitos anos com o estudo do desdobramento mediúnico e da materialização dos seres invisíveis prefere não manter herméticas as realidades dos fenômenos psíquicos - desde que instrutivos e relevantes - a iluminarem apenas um indivíduo. Defende, por isso, a necessidade de sua divulgação criteriosa.

Desdobramentos mediúnicos e outros fenômenos psíquicos, lançado no dia 15 de novembro de 2008, na Casa Maria de Magdala, em Niterói, RJ, reflete a proposta do autor. As narrativas se reportam aos casos de sonambulismo por ele experimentados durante quase duas décadas, ao projetar-se fora do corpo físico, além de relatos de outros fenômenos psíquicos sucedidos com seu pai e com outras fontes idôneas, por considerá-los importantes registros.

São vivências pessoais no campo de efeitos físicos, emancipação do espírito, viagem ao passado, ideoplastia, zoantropia, transcomunicação instrumental, obsessão, magnetismo espiritual e outras manifestações da fenomenologia espírita.

Sua participação nos desdobramentos destinava-se a cooperar - embora reconhecesse as naturais limitações - com os trabalhos de amor em zonas umbralinas. Lá, pôde também testemunhar cenas estarrecedoras, cujas lembranças foram bloqueadas, em caridosa iniciativa, pelos espíritos que o conduziam àquelas paragens.

Publicação despretensiosa, bastante informativa, a exemplo de Materializações luminosas - Forças cósmicas em ação (Ed. Fonte Viva, 2002), do mesmo autor, apresenta em 168 páginas, formato 16x23cm, texto e estrutura expositiva simples e concisa, em ordem direta, de fácil leitura, sem tecnicismos. Nada pretende provar sequer convencer, apenas registrar fatos sob a óptica da doutrina dos espíritos, para a consideração do leitor.

O livro é endereçado também àqueles que se aturdem, por desinformados, quando se vêem fora do corpo físico, projetados na dimensão espiritual.

A Casa Maria de Magdala é a destinatária da renda líquida da vendagem dos livros, para assistência aos seus abrigados soropositivos para o HIV/AIDS.

 

 

Compartilhar

Redes sociais Facebook

Área Restrita

HomeCategoria MediunidadeDesdobramento Mediúnico e outros fenômenos psíquicos Top of Page
Criação e desenvolvimento do site: Flávio Filipe Web e Designer Gráfico