pteneofrdeites
Artigo do Jornal: Jornal Janeiro 2016

Sobre o autor

Itair Ferreira

Itair Ferreira

            O sábio e bondoso Espírito Emmanuel escreveu, por intermédio do saudoso Chico Xavier, o magnífico livro A Caminho da Luz – História da Civilização à Luz do Espiritismo em 34 dias: de 17 de agosto a 21 de setembro de 1938, utilizando apenas os momentos de pausa no atendimento fraterno aos milhares de pessoas que formavam filas quilométricas para receber o alívio, o consolo e a cura por meio de receituário do Dr. Bezerra de Menezes e de outros médicos da espiritualidade; e também nas conversas de apoio e esclarecimento, assim como das cartas dos parentes desencarnados, que chegavam a mancheias do mundo espiritual.

            Nesse livro, Emmanuel faz muitas previsões do futuro. Ele fala da Segunda Grande Guerra Mundial:

            “Enquanto as penosas transições do século XX se anunciam ao tinido sinistro das armas, as forças espirituais se reúnem para as grandes reconstruções do porvir”.

            “Aproxima-se o momento em que se efetuará a aferição de todos os valores terrestres para o ressurgimento das energias criadoras de um mundo novo...” (1)

             Um ano depois, em 1º de setembro de 1939

            Faz referência ao holocausto – o genocídio, que é o assassinato em massa de cerca de seis milhões de judeus:

            “Uma tempestade de amarguras varrerá toda a Terra. Os filhos de Jerusalém de todos os séculos devem chorar, contemplando essas chuvas de lágrimas e de sangue que rebentarão das nuvens pesadas de suas consciências enegrecidas”. (2)

Mostra a hegemonia pós-guerra:

            “Condenada pelas sentenças irrevogáveis de seus erros sociais e políticos, a superioridade europeia desaparecerá para sempre, como o Império Romano, entregando à América o fruto das suas experiências, com vistas à civilização do porvir”. (3)

            No capítulo I do livro, Emmanuel relata que a Comunidade de Espíritos Puros e Eleitos pelo Senhor Supremo do Universo, Comunidade de seres angélicos e perfeitos, da qual é Jesus um dos membros divinos, apenas já se reuniu, nas proximidades da Terra, por duas vezes no curso dos milênios conhecidos.

            “A primeira, verificou-se quando o orbe terrestre se desprendia da nebulosa solar, a fim de que se lançassem, no Tempo e no Espaço, as balizas do nosso sistema cosmogônico e os pródromos da vida na matéria em ignição, do planeta, e a segunda, quando se decidia a vinda do Senhor à face da Terra, trazendo à família humana a lição imortal do seu Evangelho de amor e redenção”. (4)

            E, no final do capítulo XXIV, intitulado O Espiritismo e as grandes transições, escreve:

            “O mundo não está à disposição dos ditadores terrestres. Jesus é o seu único diretor no plano das realidades imortais, e agora que o mundo se entrega a todas as expectativas angustiosas, os espaços mais próximos da Terra se movimentam a favor do restabelecimento da verdade e da paz, a caminho de uma nova era”.

            “Espíritos abnegados e esclarecidos falam-nos de uma nova reunião da comunidade das potências angélicas do sistema solar, da qual é Jesus um dos membros divinos. Reunir-se-á, de novo, a sociedade celeste, pela terceira vez, na atmosfera terrestre, desde que o Cristo recebeu a sagrada missão de abraçar e redimir a nossa Humanidade, decidindo novamente sobre os destinos do nosso mundo”. (5)

O jornal Folha Espírita, de maio de 2011 (nº 439), publicou a entrevista concedida por Chico Xavier a Geraldo Lemos Neto, fundador da Casa de Chico Xavier, de Pedro Leopoldo (MG), e da Vinha de Luz Editora, de Belo Horizonte (MG), sobre a terceira reunião de Jesus.

 

Comentário de Chico Xavier

 

Eis o que o Chico disse, em 1986:

“Estou informado que essa reunião de fato já ocorreu. Ela se deu quando o homem finalmente ingressou na comunidade planetária, deixando o solo do mundo terrestre para pisar pela primeira vez o solo lunar. O homem, por seu esforço próprio, conquistou o direito e a possibilidade de viajar até a Lua, fato que se materializou em 20 de julho de 1969. Naquela ocasião, o Governador Espiritual da Terra, que é Nosso Senhor Jesus Cristo, ouvindo o apelo de outros seres angelicais de nosso Sistema Solar, convocara uma reunião destinada a deliberar sobre o futuro de nosso planeta. O que posso lhe dizer, Geraldinho, é que depois de muitos diálogos e debates entre eles foram dadas diversas sugestões e, ao final do celeste conclave, a bondade de Jesus decidiu conceder uma última chance à comunidade terráquea, uma última moratória para a atual civilização do planeta Terra. Todas as injunções cármicas previstas para acontecerem ao final do século XX foram suspensas, pela Misericórdia dos Céus, para que nosso mundo tivesse uma última chance de progresso moral.

Nosso Senhor deliberou conceder uma moratória de 50 anos à sociedade terrena, a iniciar-se em 20 de julho de 1969, e, portanto, a findar-se em julho de 2019. Ordenou Jesus, então, que seus emissários celestes se empenhassem mais diretamente na manutenção da paz entre os povos e as nações terrestres, com a finalidade de colaborar para que nós ingressássemos mais rapidamente na comunidade planetária do Sistema Solar, como um mundo mais regenerado, ao final desse período. Algumas potências de outros orbes de nosso Sistema Solar recearam a dilação do prazo extra, e foi então que Jesus, em sua sabedoria, resolveu estabelecer uma condição para os homens e as nações da vanguarda terrestre.

Segundo a imposição do Cristo, as nações mais desenvolvidas e responsáveis da Terra deveriam aprender a se suportarem umas às outras, respeitando as diferenças entre si, abstendo-se de se lançarem a uma guerra de extermínio nuclear. Segundo a deliberação do Cristo, se e somente se as nações terrenas, durante este período de 50 anos, aprendessem a arte do bom convívio e da fraternidade, evitando uma guerra de destruição nuclear, o mundo terrestre estaria enfim admitido na comunidade planetária do Sistema Solar como um mundo em regeneração.

Perguntei ao Chico quais os avanços que a Terra teria após o ano de 2019, e ele respondeu:

Nós alcançaremos a solução para todos os problemas de ordem social, como a solução para a pobreza e a fome que estarão extintas; teremos a descoberta da cura de todas as doenças do corpo físico pela manipulação genética nos avanços da Medicina; o homem terrestre terá amplo e total acesso à informação e à cultura, que se fará mais generalizada; também os nossos irmãos de outros planetas mais evoluídos terão a permissão expressa de Jesus para se nos apresentarem abertamente, colaborando conosco e oferecendo-nos tecnologias novas, até então inimagináveis ao nosso atual estágio de desenvolvimento científico; haveremos de fabricar aparelhos que nos facilitarão o contato com as esferas desencarnadas, possibilitando a nossa saudosa conversa com os entes queridos que já partiram para o além túmulo; enfim, estaríamos diante de um mundo novo, uma nova Terra, uma gloriosa fase de espiritualização e beleza para os destinos de nosso planeta”. (6)

Vemos, com alegria, essa possibilidade de paz e de concórdia em nosso planeta. Apesar das revoluções, do terrorismo, da corrupção e de todos os problemas que observamos no Brasil e no mundo, essas são etapas finais de limpeza do nosso orbe.

Faltam somente três anos para 2019, já que estamos em 2016. Espíritos superiores têm reencarnado na Terra, em todos os quadrantes. O próprio Emmanuel reencarnou em 2000, no Estado de São Paulo. (7) A Venerável Joanna de Ângelis, segundo Divaldo Pereira Franco estaria reencarnando por volta de 2015 (8), bem como muitos outros Espíritos superiores dos quais ainda não tomamos conhecimento. Se estão vindo é para nos impulsionar a uma nova era: Século XXI – A Era do Sentimento. Se não, eles não teriam permissão para vir, pois são Missionários da Evolução.

Muita paz!

Notas bibliográficas:

1 – A Caminho da Luz – Emmanuel – Francisco C. Xavier – Introdução – Feb.

2 – Idem, ibidem – cap. XXV.

3 – Idem, ibidem – cap. XXV.

4 – Idem, ibidem – cap. I.

5 – Idem, ibidem – cap. XXIV.

6 – Jornal Folha Espírita, nº 439 de maio de 2011.

7 – Deus Conosco – Emmanuel – Francisco Cândido Xavier – Página 43 – Ed. Vinha de Luz

8 - https://www.youtube.com/watch?v=-S1gKX91CL8

 

Compartilhar

Vídeos

Pesquisa

Login

Topo Cron Job Iniciado