pteneofrdeites

Mais Populares

Qual a origem da sonolência durante uma palestra?

Com certa freqüência, observamos alguns irmãos envolvidos pelo torpor  enquanto assistem à uma palestra. Vários são os motivos que podem nos induzir ao sono nestas ocasiões. Com a finalidade de colaboramos para que a palestra atinja o seu objetivo de maneira ampla e proveitosa, destacamos abaixo alguns destes motivos, que julgamos ser útil a sua identificação e correção, obviamente dentro das possibilidades :

. alimentação excessiva ou "pesada" antes da reunião

. cansaço físico ou mental após um dia de trabalho

. desinteresse pelo tema abordado

. influência espiritual para impedir o esclarecimento do encarnado - (hipnose espiritual   interna, segundo Manoel Philomeno de Miranda)

. desdobramento do encarnado

. palestra extensa, onde a exposição ultrapassa o tempo determinado

. falta de coerência e objetividade  e

. monotonia do orador.

Neste último item, destacamos o  uso de uma linguagem entediante; o volume baixo demais da voz;  dicção sem muita clareza; utilização de discurso decorado ou com leitura muito prolongada; divagações com fuga do tema central e finalmente, falta de domínio sobre o assunto.

É fundamental que se realize  um esforço para corrigir estas situações que colocam em risco a seriedade do trabalho que é produto do estudo e dedicação do  palestrante.  Aos ouvintes, é necessário manterem-se alertas nestas ocasiões procurando evitar as condições que favoreçam o sono durante o aprendizado da doutrina. Ainda que o assunto a ser explanado seja do nosso total conhecimento, aproveitemos a oportunidade  de expandir - através  de outros enfoques e idéias doutrinárias de organização diferente da  que temos - o desenvolvimento intelectual e aprimoramento espiritual.

Compartilhar

Mala direta

Deixe seu nome e email e receba nossas mensagens gratuitamente em seu email.
Nome*
O nome é necessário!

E-mail*
Email inválido!

Vídeos

Login

Ouça a Rádio Rio de Janeiro

Topo Cron Job Iniciado