Portuguese English Esperanto French German Italian Spanish

Divulgação do Espiritismo – Oportunidade de Trabalho Voluntário para a Juventude Espírita

Compartilhar -

A Federação Espírita Brasileira, através de campanha promovida a partir de 2012, convida os dirigentes e os jovens que participam de diversas instituições espíritas a se unirem em prol do trabalho voluntário. Com o slogan OPORTUNIDADE NA CASA ESPÍRITA + ORIENTAÇÃO ADEQUADA = TRABALHADOR DO BEM, a FEB convoca a juventude espírita a fazer parte da equipe de Jesus, tornando-se verdadeiros tarefeiros do amor.

A partir do desenvolvimento de nossa sociedade e com o progresso inerente à marcha evolutiva dos espíritos, o amadurecimento intelectual começa cada vez mais cedo, proporcionando assim aos espíritos encarnados nos corpos jovens, oportunidades de aprendizado e evolução moral e intelectual.

Nota-se muitas vezes que existe um intervalo de trabalho do Jovem na Instituição Espírita, entre o início da mocidade e a sua entrada na idade adulta (em torno de 30 anos), ocasionada pela sua formação acadêmica, tais como ensino médio, cursos pré-vestibulares, graduações e até especializações, e ainda as primeiras oportunidades profissionais, através de empregos ou estágios, que ocupam grande parte do tempo da juventude. Porém, quando existe a vontade do jovem trabalhar, os dirigentes devem colaborar para o entrosamento desse futuro trabalhador nas atividades espíritas, proporcionando orientação e esclarecimentos para o seu adequado desempenho na instituição.

Uma das áreas que se carece de trabalhadores é a Área de Divulgação, hoje denominada de Comunicação Social Espírita. No livro Orientação a Comunicação Social Espírita, consegue-se entender a finalidade dessa importante área:

“A Comunicação Social Espírita tem por finalidade (...), tornar comuns as notícias e dados de interesse do Movimento Espírita às pessoas, às instituições e ao público, de modo geral. Paralelamente, facilitar, pela interação, o conhecimento doutrinário espírita a esses mesmos públicos, de tal forma que a mensagem esclarecedora e consoladora do Espiritismo esteja ao alcance e a serviço de todos, no campo moral e espiritual” (FEB – CFN; 2013, página 19) grifo nosso.

Com o advento da tecnologia de informação e sua popularização, a transmissão de notícias e informações acontecem praticamente em tempo real, conectando pessoas de lugares extremos em questões de segundos. Assim sendo, o jovem espírita, que participa de diversas redes sociais, pode auxiliar por exemplo, na divulgação das atividades de sua Instituição, através de perfis nesses sites, promovendo o encontro das informações com as pessoas que as buscam. Sem esquecer da supervisão de um amigo ou trabalhador já experiente na tarefa de divulgação.

Outras atividades que a juventude poderá ser inserida dentro da Divulgação:

·         A organização e manutenção de bibliotecas espíritas em suas instituições, ocorrendo assim valioso aprendizado sobre as diversas obras espíritas, além do desenvolvimento do senso de responsabilidade e organização.

·         Elaboração de cartazes e quadros das atividades ou eventos de sua Instituição.

·         Elaboração de registros fotográficos para fins de preservação da memória da Instituição.

Assim, existe a preparação, formação e renovação dos quadros de trabalhadores e dirigentes espíritas, garantindo a continuidade da Instituição e sobretudo, da divulgação da Doutrina Espírita, levando o consolo e o esclarecimento aos corações necessitados.

Por fim, divulgamos um trecho de mensagem de Leopoldo Machado publicada na Revista Reformador, dezembro de 2015, reforçando a importância da Juventude na renovação do mundo.

“(...) E os jovens estão sendo convocados por espíritos orientadores dos destinos da humanidade planetária a cooperar no estabelecimento de uma nova ordem social.

(...) A Juventude avança, com sua força varonil e renovadora, voltada para a construção de um mundo melhor, edificado sobre as bases do Evangelho.

Semeai, pois, semeai agora, hoje, amanhã e sempre, a mensagem luminosa do Evangelho.

Avante Mocidade! O Cristo está no leme!”.

Referências Bibliográficas:

1 – Federação Espírita Brasileira – Conselho Federativo Nacional; Organização: Merhy Seba, Orientação à comunicação social Espírita – Fundamentos Filosóficos e técnicos. Capítulo 1, p. 19. FEB Editora. 2013

2 – De Moura, Marta Antunes. Avante Juventude. Pelo Espírito Leopoldo Machado. Revista Reformador. Brasília. Edição 2241.p. 59, Editora FEB. Dezembro 2015.

Compartilhar
assine-agora

Área Restrita

banner-vertical
HomeCategoria Artigos DiversosDivulgação do Espiritismo – Oportunidade de Trabalho Voluntário para a Juventude Espírita Top of Página
Criação e desenvolvimento do site: Flávio Filipe Web e Designer Gráfico